Economia Titulo
Congresso SAE debate tecnologia veicular
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
29/11/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Buscar meios para reduzir custos de produção e o impacto ambiental dos veículos é o desafio que o setor automotivo terá no ano que vem, de acordo com os participantes do Congresso SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Brasil, que se encerra nesta sexta-feira.

“Fizemos uma grande colaboração com o sistema flex. Agora, o tema de grande importância em questão será a sustentabilidade”, afirmou o presidente da SAE Brasil, Vilmar Fistarol, quarta-feira, durante a abertura do evento.

Para o vice-presidente de desenvolvimento e tecnologia do produto da Volkswagen, Holger Westendorf, a indústria precisa melhorar o aproveitamento da energia gerada no veículo, diminuir os efeitos negativos de artigos de luxo, como o ar-condicionado, e substituir materiais, como a utilização de magnésio na construção de caixas de câmbio.

O presidente da Iveco (divisão de caminhões da Fiat), Marco Mazzu, acredita na aplicação da eletrônica para colaborar com o aumento da segurança e do conforto. Na questão ambiental, Mazzu afirma que o processo produtivo será aprimorado com a diminuição da utilização de chumbo, mercúrio, cádmio etc.

Na opinião do presidente da Ford do Brasil, Marcos de Oliveira, a utilização de fibras naturais, como o sisal, é peça chave na estratégia de melhoria dos produtos. “É uma tecnologia sustentável, com menor dependência do petróleo”, explica Oliveira, sobre as vantagens ambiental e econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;