Memória Titulo Memória
Sons de pedreira

O próximo ano marcará três décadas seguidas de publicação desta página Memória e três décadas do lançamento de um livro clássico de Mauá, De Pilar a Mauá

Por Ademir Médici
18/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


“Quando eu era criança, morando no Moinho Velho, eu escutava uma explosão todos os dias por volta do meio-dia. Minha mãe dizia que era o barulho vindo de uma pedreira que eu não sabia onde ficava. Seria o barulho ouvido no Moinho Velho dessa pedreira de Mauá, a pedreira do Pinotti? Um pouco longe, não é mesmo? Mas era 1966 ou 67 por aí.”
Geraldo Nunes, jornalista.

Resposta – A pedreira do Pinotti fechou em 1956, depois de um acidente em que um operário morreu. Victorio Ferrari, então, passou a explorar uma pedreira na Vila Califórnia, perto de São Caetano. É possível que o barulho do meio-dia fosse dessa pedreira, bem mais próxima do Moinho Velho.

Aproxima-se o ano de 2017. Entre tantas efemérides, o próximo ano marcará três décadas seguidas de publicação desta página Memória e três décadas do lançamento de um livro clássico de Mauá, De Pilar a Mauá, uma obra coletiva que teve a frente nomes como o de Renato Mariani, Carolina Leardini Rimazza, Lidia Colalilo Ceccon, Armando Scilla, Natalina Benedetti, João Sérgio Rimazza, Alice e Sonia Antico, Guerino Volpi, João Tedeschi e vários outros, entre os quais Moacyr Antonio Ferrari.

Assim, nesta Semana Mauá 2016, a grata surpresa foi observar que Moacyr mantém-se todo entusiasmado com a construção da memória da sua cidade, tendo dividido conosco – e, por tabela, com você, leitor – um rico acervo que focaliza a metamorfose de Mauá logo após a emancipação.

Ou seja: boas coisas sobre a cidade de Mauá estão reservadas para o 2017 que bate às portas

O Bancário
Moacyr Antonio Ferrari começou a trabalhar no Bradesco, agência de Mauá, em 1961. Nem exerceu o primeiro cargo – aprendiz de contínuo, o funcionário que varria o banco, entre outras funções braçais – para ser promovido ao trabalho de atendimento no balcão, graças à excelência da sua caligrafia, aperfeiçoada no curso De Franco da Senador Flaquer, em Santo André.

É uma longa história, que o levou ao Unibanco e a uma escalada profissional de atingir a diretoria da organização. Ao se aposentar como diretor de banco, Moacyr encontrou mais tempo para se dedicar à memória de Mauá, criando um ecomuseu do qual trataremos com mais afinco no ano que bate às portas.

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 18 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6319
Manchete – Sarney diz que não admite recessão
Educação – Escolas aplicam reajuste de 100,6% nas mensalidades.
Indústria – Mercedes-Benz investe e aumenta produção em 32%.
Imprensa – Criada a Associação dos Jornalistas de Informática.
Cinema – Entra em cartaz no Grande ABC Aliens, o Resgate.
Esporte – Mundial Universitário de Judô reúne, na Metodista de São Bernardo, 140 judocas de 23 países.

Hoje
Dia Internacional do Migrante

Em 18 de dezembro de
1916 –O Banco de São Paulo, com matriz na Capital, vendia grande quantidade de terrenos de sua propriedade, situados no entorno da Estação São Bernardo, em Santo André.
A guerra. Do noticiário do Estadão: o progresso dos franceses no Mosa; tomada de Brezonvaux; tentativas alemãs anuladas.

Santos do dia
Nossa Senhora do Ó é uma invocação à Virgem Maria que se originou na Espanha. A devoção é inspirada nos últimos dias de gravidez da Mãe do Salvador, em sua expectativa de ver seu Filho Primogênito. Tanto que hoje a devoção é conhecida como “Expectação do parto de Nossa Senhora”.
Fonte: blog Terra Santa Cruz.
Basiliano
Flamano
Rufo
São Vunibaldo

Município paulista
Aniversaria hoje: Sete Barras. Elevado a município em 1959, quando se separa de Registro.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 18 de dezembro:
No Paraná, Arapoti
Em Goiás, Aruanã e Rianápolis.
Na Paraíba, Condado
No Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, Horizontina, Não-Me-Toques e Tapera.
Em Santa Catarina, Guarujá do Sul.
Na Bahia, Lençóis
Em Sergipe, Ribeirópolis.
Em Alagoas, Roteiro.
No Mato Grosso do Sul, Santa Rita do Pardo.
No Piauí, São Julião. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;