Internacional Titulo
Argentina quer tribunal penal internacional
Por Do Diário do Grande ABC
16/11/1999 | 12:10
Compartilhar notícia


O ministro do Interior, Carlos Corach, declarou nesta terça-feira, que o governo argentino está satisfeito com o apoio que a 9ª Cúpula Ibero-Americana reunida em Havana deu ao princípio jurídico da territorialidade. "Todos os chanceleres se pronunciaram clara e firmemente contra a possibilidade de julgar, fora do país, os crimes cometidos na Argentina, enquanto nao existir um tribunal penal internacional", disse Corach à imprensa.

O presidente Carlos Menem nao quis participar da Cúpula de Havana em solidariedade a seu colega chileno Eduardo Frei, que afirma que o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, detido em Londres, nao pode ser julgado pelo tribunal espanhol que reclama sua extradiçao.

Corach acrescentou que o pronunciamento da 9ª Cúpula Ibero-Americana significa "uma rejeiçao à atitude do senhor Baltasar Garzón (juiz da Audiência Nacional de Madri)", que deseja o julgamento tanto de Pinochet como de militares argentinos acusados de violaçao dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;