Nacional Titulo
Moradores do Palace vao pressionar STF contra Naya
Por Do Diário do Grande ABC
24/04/1999 | 13:07
Compartilhar notícia


Os moradores do edifício Palace II, que caiu na madrugada do domingo de carnaval de 1998 provocando a morte de oito pessoas, vao a Brasília na segunda-feira para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a aceitar a denúncia criminal feita pelo procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, contra o proprietário da construtora do prédio, o ex-deputado Sérgio Naya, e o engenheiro calculista da obra, José Roberto Chendes.

"Essa denúncia é apenas um começo, e ainda há um longo caminho a percorrer até que eles sejam condenados", disse a presidente da Associaçao de Vítimas do Palace II, Rauliette Guedes.

A denúncia foi comemorada como uma grata surpresa e eles tentarao uma audiência com o ministro-relator da denúncia, Márco Aurélio Mello, onde pedirao agilidade no processo. Os moradores estao programando uma manifestaçao para a próxima quarta-feira, mas na segunda o advogado contratado por eles, Nélio Soares, se habilitará no STF como assistente da acusaçao.

"Desta forma, estarei legalmente habilitado a produzir provas, como os laudos periciais, feitos por engenheiros da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio, que diferem do laudo oficial do Insituto Carlos Éboli", disse Nélio Soares.

Segundo o advogado, a forma como Brindeiro apresentou a denúncia, excluindo da denúncia o outro engenheiro responsável pela obra, Sérgio Murilo Domingues, e arrolando-o como testemunha, vai facilitar o processo. "Tenho informaçoes de que Naya tentou suborná-lo para que ele assumisse toda a culpa", informou Soares. "Da forma como foi colocado, Sérgio Murilo nao poderá assumir a culpa, mas nada impede que ele seja denunciado mais adiante ou que os ministros do STF o incluam na denúncia."

A decisao do STF nao tem prazo, mas Soares espera que saia no máximo em um mês, devido ao momento político, em que o Senado dá início a uma Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Judiciário. "A denúncia vem num momento oportuno para o Judiciário mostrar eficiência à sociedade", disse o advogado.

No entanto, até que o relator apresente a denúncia aos ministros do STF e eles a aceitem, Naya nao está impedido de sair do Brasil. De acordo com a denúncia de Brindeiro, por crime de desabamento de forma dolosa, seguido de morte, Naya e Chendes podem ter condenaçao de um a oito anos de prisao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;