Política Titulo
Ribeirão integrará calendário estadual de turismo
Matheus Adami
Especial para o Diário
01/03/2009 | 07:23
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O tradicional Festival do Chocolate, realizado em Ribeirão Pires nos fins de semana de julho, pode receber neste ano um número muito maior de visitantes do que os 465 mil de 2008.

O motivo de o possível aumento de frequência é que a festividade poderá ser incluída no calendário turístico do Estado. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Donisete Braga (PT-Mauá), já está tramitando na Assembleia Legislativa e deve ser votado ainda no próximo mês. "Acho que hoje o ABC tem um potencial turístico que muitas pessoas não têm notícia. Não tenho dúvidas de que pessoas de outras áreas virão para cá, não só para a festa quanto para outras atividades", justificou o petista.

No entanto, a peça só deverá ser votada após o próximo dia 15, quando será encerrada a atual formação da mesa diretora - da qual Braga é o 1º secretário - e haverá troca na composição das comissões de trabalho na Casa. Mesmo assim, a possibilidade da aprovação da matéria já empolga o prefeito Clóvis Volpi (PV). "É o reconhecimento do Estado de São Paulo que a festa ultrapassou o limite da regionalidade. Me sentiria extremamente orgulhoso se isso acontecer."

A festa chegará, neste ano, em sua quinta edição. Na primeira, em 2005, o evento foi prestigiado por mais de 130 mil pessoas, que movimentaram cerca de R$ 1 milhão. Já em 2008, quarto ano consecutivo da festividade, 465 mil pessoas visitaram a cidade em 12 dias de festa, levantando cerca de R$ 9 milhões. "O número de visitantes, para nós, chegou em um estágio que é acima da expectativa e capacidade de atendimento. Queremos melhorar a recepção de quem nos visita ao invés de aumentar o número de visitantes", disse Volpi.

Apesar de já receber recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão do governo do Estado, o chefe do Executivo não acredita que a cidade será beneficiada com maiores repasses pelo fato de fazer parte do calendário turístico. "Mas irei discutir essa possibilidade", admitiu.

Entre as atividades que fazem parte do calendário, estão a Festa Agrícola Furusato Matsuri, comemorada em novembro em Mogi das Cruzes, a Semana da Citricultura, que ocorre em junho em Cordeirópolis, e a Festa do Índio, que acontece em Bertioga no mês de abril. Segundo Braga, existe a possibilidade de a Festa Italiana de São Caetano e a Festa Junina de Mauá virarem projetos de lei para integrarem o calendário. (Supervisão Juliana de Sordi Gattone)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;