Cultura & Lazer Titulo
Recriando Superman
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
17/06/2006 | 12:36
Compartilhar notícia


Uma contagem regressiva informal começou para a estréia do mais que aguardado filme do Homem de Aço, que promete ser o início de uma nova saga cinematográfica. A internet é o principal foco de distribuição de informações sobre a quantas anda Superman – O Retorno, que estréia no fim deste mês nos Estados Unidos e em 14 de julho no Brasil. Clipes e trailers podem ser assistidos na web, pôsteres estão à venda na internet, gibis especiais assinados pelos roteiristas do filme, Dan Harris e Michael Dougherty, mais o diretor Bryan Singer, serão publicados junto com a estréia nos Estados Unidos. A série Smallville, exibida pelo Warner Channel na TV por assinatura (Viovax, Sky, Directv) e pelo SBT em TV aberta, que conta história da juventude do Superman, foi confirmada para mais um ano de exibição. No Brasil, a Warner lançou uma caixa com cinco DVDs contendo episódios do seriado do herói, exibido na TV nos anos 50, com George Reeves (nenhum parentesco com Christopher Reeve, que foi o Homem de Aço no filme de 1978).

Para turbinar o lançamento cujas expectativas são de bilheteria para o alto e avante, diretor e elenco do filme devem vir ao Brasil. Brandon Routh, que faz Superman/Clark Kent, Kate Bosworth, a Lois Lane, e o oscarizado Kevin Spacey, o careca vilão Lex Luthor, cumprem agenda no início de julho. Quem diria que anos atrás mal se sabia quem dirigiria o filme e que ator assumiria a capa e o “S” no peito de um dos mitos da cultura pop contemporânea. Nicholas Cage chegou a ser cogitado para o papel, e McG, diretor de As Panteras, foi uma das especulações para comandar o filme.

Singer (X-Men), o diretor que topou a parada, gosta de quadrinhos, origem do super-herói criado em 1938 por Joe Shuster e Jerry Siegel, e deve se manter fiel ao que chama “legado do Homen de Aço”. Tradição com modernidade, porém, sem mudar o cuecão para fora da malha colada ao corpo. A promessa vai dando ares da graça nos comentários em blogs (diários na web) e spoilers (informações informais, sem comprovação, que teriam como fonte os estúdios).

Sem entrar nesta seara de especulações, vamos ao que se sabe ao certo sobre o novo filme.Cronologicamente, se passa após o Superman 2. Quem viu os trailers percebeu que há elementos dos filmes com Chistopher Reeve. Superman retorna para a Terra após anos de um sumiço que será explicado na história. Ele fez uma viagem pelo cosmo, na qual usa um uniforme negro, especial para viagens espaciais. Em seu retorno, vai namorar Lois Lane, passar pelo seu refúgio no Ártico e enfrentar o arquiinimigo Lex Luthor.

Há outro emblema envolvendo o herói. Livros destacam paralelos entre Superman e Cristo, alegoria bíblica apontada no filme de 1978, quando o pai de Superman (Marlon Brando) afirma que está enviando seu filho para a Terra. O primeiro teaser de Superman - O Retorno disponibilizado na internet sugere a mesma fala. Seria uma segunda vinda do filho poderoso de Jor-El. Voltando à Terra e a realidade, Superman foi criado para os gibis para combater alemães e japoneses. E na real, é muito mais um mito da iconografia pop do que de judeus e cristãos. O resto é marketing de lançamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;