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DaimlerChrysler terá o melhor ano desde 1980
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
15/12/2004 | 09:59
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A DaimlerChrysler, controladora da marca Mercedes-Benz, vai encerrar o ano de 2004 com o maior volume de produção dos últimos 24 anos no Brasil. A empresa deve ultrapassar a marca de 49 mil unidades de caminhões e ônibus fabricadas no país neste ano, 30% acima do total de 2003. Para o ano que vem, a previsão é de produção 20% maior, amparada no investimento de R$ 260 milhões que a fábrica de São Bernardo receberá até o final de 2005, o que deve gerar 1,8 mil novos postos de trabalho.

De acordo com o presidente da DaimlerChrysler do Brasil, Gero Hermann, a combinação crescimento interno e aumento das exportações continuará a ser o motor da expansão da empresa no Brasil. Na cesta de bons resultados, as exportações aparecem como principal responsável pelo desempenho da Daimler, pois o volume de veículos vendidos ao mercado externo cresceu 80% nos últimos 12 meses ante o mesmo período anterior. As exportações chegaram ao recorde de 17 mil unidades, enquanto o mercado interno cresceu pouco mais de 13% - de 28.370 mil unidades no ano passado para previsão de 32,1 mil em 2004.

Segundo a empresa, 40% da produção foi absorvida pelo crescimento do agronegócio, principalmente veículos extrapesados. Este ano, o Ministério da Agricultura espera colher safra recorde de 130 milhões de toneladas de grãos.

Outro segmento que embala as previsões da multinacional é o de caminhões semipesados. A Mercedes aposta para 2005 em produção 30% superior às 15 mil unidades deste ano. A empresa deve fechar 2004 com 57% do mercado nacional, o que garante liderança à marca no setor acima de oito toneladas.

Empregos - A crescente demanda dos mercados interno e externo resultou na contratação de 1,8 mil empregados ao longo de 2004 na unidade de São Bernardo. Com isso, a fábrica no Grande ABC deve fechar o ano com quadro de funcionários superior a 11 mil pessoas. Novos postos de trabalho deverão ser criados em 2005, acompanhando os investimentos que serão realizados.

O faturamento também reflete os bons ventos que sopram a favor da empresa no Brasil: R$ 8 bilhões. Cerca de 35% desse total (R$ 2,8 bilhões) correspondem às exportações. O faturamento em 2003 ficou em R$ 5,9 bilhões.

Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) comprovam a boa situação da empresa no cenário nacional. O último relatório da entidade aponta que a Mercedes teve em novembro 30,5% do mercado de caminhões - a Volkswagen, em segundo, abocanhou 28,8%. No segmento de ônibus, a liderança da Mercedes é ainda mais evidente: 50% de participação de mercado, contra 25% da Volkswagen.

O bom desempenho na produção, no entanto, não é privilégio apenas da Daimler. A produção de caminhões como um todo registra as maiores taxas de crescimento do setor automotivo no ano. Apesar da queda de 2,4% nas vendas em novembro na comparação com outubro, o mercado apresenta aumento de 25,7% ante novembro de 2003. No acumulado do ano foram licenciados 75,04 mil caminhões, 24,2% a mais do que em igual período de 2003.

Prova da situação favorável é o cancelamento das férias coletivas nas principais montadoras do país. A Scania vai dividir as férias de 30 dias dos 2,3 mil funcionários em dois períodos, metade este mês e metade em julho. Na Ford, os empregados do setor de caminhões, da fábrica de Camaçari (BA) e de motores em Taubaté (SP) não param. Terão direito só a férias regulares. Os 16 mil funcionários da Volks na região e em Taubaté terão período normal de dez dias de férias, mas os 3,4 mil que trabalham no Paraná terão jornada normal.

Novidades - Na avaliação da DaimlerChrysler, a absorção de todo o volume produzido é resultado também da política de inovação da empresa no Brasil, com destaque para os lançamentos feitos durante o ano.

Entre os destaques no segmento de caminhões figura a linha de médios e semipesados Atego. No setor de ônibus, a Mercedes-Benz ampliou a linha de motores eletrônicos 0 500 RS e 0 500 RSD, que proporcionam melhor desempenho e consumo reduzido.

Para 2005, novos modelos serão incorporados às opções já disponíveis. De olho na queda-de-braço das montadoras, as marcas Volks, Ford, Volvo, Scania e Iveco também já anunciaram que apresentarão novidades no primeiro semestre.




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