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São Bernardo inicia revitalização do sistema viário em abril
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
11/01/2006 | 08:25
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Começa em abril a execução das obras sob financiamento exclusivo Programa de Transporte Urbano de São Bernardo desenvolvido junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A previsão é do prefeito William Dib (PSB). Ele disse nesta terça que aguarda apenas aprovação final do Senado para a operação de crédito. O banco de fomento vai emprestar US$ 72 milhões (R$ 162 milhões ao câmbio desta terça) a serem pagos em 20 anos. Em contrapartida, o município vai investir outros US$ 48 milhões (R$ 108 milhões). A revitalização do sistema viário vai contemplar ligações com pelo menos duas cidades vizinhas: Santo André e Diadema.

“O Renan Calheiros (presidente do Senado) nos mandou um telegrama incluindo esta pauta e a gente acredita que amanhã ou no máximo na quinta-feira da próxima semana será aprovado na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, até porque não tem nenhum obstáculo. Temos o contrato pronto para assinar com o BID. A nossa licitação está andando, e até o final de março deve terminar. A gente pode começar a obra em abril”.

Antes de chegar a essa fase, o pedido de financiamento cumpriu um extenso ritual, nas palavras do prefeito Dib. “Entregamos os documentos na Casa Civil, que obteve a assinatura do presidente da República. Depois, o Ministério da Fazenda emitiu o de acordo para o projeto total. E o presidente encaminhou ao Senado, onde foi lido”.

As obras vão começar pela transposição das avenidas Lions e Vergueiro. o prefeito considera que o projeto está bem amadurecido porque foi bastante discutido nos últimos quatro anos. “Tivemos audiência pública e muita gente já tirou o projeto (para analisar). São quatro anos de trabalho. É um projeto grande e a gente está fazendo muitas coisas”.

Dib espera ver a primeira fase do empreendimento pronta antes do final de seu mandato, em 2008. Parte dos recursos empregados na revitalização do sistema viário está prevista no Orçamento de 2006. A obras integrantes do projeto total são antecipadas com dinheiro próprio da Prefeitura para, depois, serem debitadas na contrapartida financeira que cabe ao município. É por essa via que o projeto alterou o sistema viário em pontos como a Aldino Pinotti, a Lauro Gomes e a Tiradentes.

Outra fonte importante de recursos, de acordo com Dib, é o governo estadual, que neste ano transferiu R$ 20 milhões para os cofres do município para antecipar entre 70% e 80% do valor da duplicação da Avenida Galvão Bueno, principal corredor de tráfego de cargas da cidade. “A Galvão Bueno estava no BID e graças à estrela de São Bernardo ganhamos do governo do Estado R$ 20 milhões. O resto nós vamos pagar”.




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