Setecidades Titulo
Região registra baixa umidade do ar
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
21/07/2006 | 08:18
Compartilhar notícia


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou, quinta-feira, na região, o pior índice de umidade relativa do ar no mês de julho: 36%. O clima seco que envolve o Grande ABC (e todo o Estado) há duas semanas aumenta o número de crises respiratórias atendidas nas unidades básicas de saúde e alerta os moradores sobre o possível surgimento de doenças típicas do inverno, como rinite e sinusite. Em Santo André, o Pronto-Socorro Central já percebeu aumento de 50%. Segundo a encarregada técnica, Maria Aparecida Dix Chehab, o fenômeno acontece todos os anos, sempre no inverno. “As crianças e idosos são as principais vítimas desse quadro, por isso as complicações devem ser evitadas no primeiro sintoma”, diz.

Apesar de a maioria das pessoas já estar acostumada ao problema, especialistas afirmam que a automedicação deve ser combatida. “Toda doença requer atendimento médico especializado. A população precisa ter consciência de que práticas caseiras não resolvem”, afirma. Algumas dicas, porém, são aprovadas pelos médicos, como dormir ao lado de um copo cheio de água, usar apenas roupas leves e ingerir bastante líquido. “Fazer a higiene de casa com pano molhado também ajuda, já que vassouras levantam poeira”, completa Maria Aparecida.

De acordo com a meteorologista Luciene Dias, no Inmet, a expectativa é que o clima permaneça seco até o início da semana que vem. “Até lá, a umidade deve cair ainda mais, atingindo o nível crítico de 30%. Isso acontece porque estamos sob uma massa de ar seco, que impede que frentes frias, que vêm do oceano, alcancem o continente”, explica.

Cuidados

A região registrou, quinta-feira, o menor índice de umidade relativa do ar no mês de julho: 36%. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a taxa ocasiona um aumento no atendimento de crises respiratórias nas unidades básicas de saúde. No Pronto-Socorro de Santo André, a demanda já cresceu 50%. Para evitar complicações típicas do inverno, confira algumas dicas práticas:

A primeira dica é tentar umidificar o ambiente. Para isso, reserve bacias cheias de água e coloque nos cômodos da casa.

Procure ingerir muito líquido: cerca de 2 a 3 litros de água, por dia.

Tente fazer com que os ambientes estejam sempre limpos e arejados.

Prefira vestir roupas leves e, de preferência, de cores claras. Evite tecidos sintéticos, que impedem a ventilação do corpo.

Tome cuidado com a alimentação. Sempre que possível, elabore cardápios leves, com frutas e saladas.

Faça a higiene de casa com panos úmidos. Evite a utilização de vassouras, elas podem levantar a poeira do chão e causar crises respiratórias.

Lembre-se ainda que toda doença requer avaliação médica. A automedicação pode agravar a crise respiratória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;