Setecidades Titulo Família
Grande ABC precisa
de mais ruas de lazer

Na Capital, 900 vias são fechadas aos domingos; S.Caetano
e Diadema destinam espaço de recreação para a população

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
07/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Nas sete cidades, apenas as prefeituras de São Caetano e Diadema reservam à população todos domingos área especial de recreação para prática de atividades esportivas. São nas avenidas Kennedy e Dr. Ulysses Guimarães, respectivamente. Na Capital, no entanto, já são 900 vias.

As ruas de lazer tornaram-se tendência das grandes cidades, na opinião do engenheiro civil da Fundação Educacional Inaciana, Luiz Sérgio Coelho. O número de espaços deste tipo devem crescer gradualmente no Grande ABC, considerando os 2,6 milhões de habitantes e o alto grau de conurbação dos municípios. Para Coelho, o poder público opta por esta alternativa porque as demais opções estão saturadas. "É muita gente e poucas áreas. Por isso, é fácil fechar uma rua no sábado ou domingo, quando o movimento é menor, em vez de procurar terrenos para criar áreas de lazer fixas."

Para ele, esta é uma forma legítima de atender a população, mas não deve ser a única. Na opinião de Coelho, é necessário desocupar os terrenos que são destinados no Plano Diretor das cidades para áreas de lazer e, muitas vezes, foram tomados por favelas ou tiveram outras destinações. "Só assim é possível criar opções para a população. Caso contrário, as ruas de lazer serão cada vez mais comuns."

Em São Caetano, uma das cidades da região que tem menos terrenos disponíveis, a Avenida Kennedy tornou-se rua de lazer em 2003, quando passou a ficar fechada da Rua Tijucussu até o Clube Santa Maria, das 9h às 18h, para a prática de atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins. A Prefeitura também participa da ação oferecendo oficinas como as de skate das 9h às 13h, com cerca de 100 crianças. Dependendo do clima, chegam a passar pelo local até 1.500 pessoas.

A Prefeitura também disponibiliza o Ônibus Mais Saúde, que oferece serviços de prevenção, identificação e controle de doenças crônicas, tais como hipertensão e diabetes. Com a inauguração do parque linear na Avenida Tijucussu, as ciclovias se uniram, totalizando cinco quilômetros na cidade.

DIADEMA - Além de São Caetano, Diadema resolveu criar neste ano a sua rua de lazer, no trecho da Avenida Dr. Ulysses Guimarães entre a Avenida Roberto Gordon e a Rua Bilac. A via fica fechada das 6h às 18h, mas das 7h às 14h é realizado o Domingo Saudável, com instalação de brinquedos, atividades esportivas e lúdicas.

O munícipe tem à disposição atividades de ciclismo, skatismo, caminhada, alongamento, entre outras. A Liga Diademense de Capoeira também participa com a apresentações. As crianças podem aproveitar a atrações da Caravana do Lazer, que conta com tobogã inflável, cama elástica, futebol e diversas recreações.

Em São Bernardo não há ruas fechadas aos domingos, mas a cidade conta com o Expresso Lazer em regiões periféricas. Dois caminhões percorrem o município com atrações culturais, esportivas e educacionais. De terça a sexta-feira, as atividades são realizadas em escolas municipais e aos fins de semana, nas comunidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;