Turismo Titulo Em Nova York
Passeios de cinema
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
04/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Com ou sem Oscar, os cinéfilos de plantão encontram muito o que fazer em Nova York. Várias agências de turismo local oferecem roteiros inspirados nas locações de grandes clássicos da sétima arte. Um dos roteiros mais consagrados é o "New York TV & Movie Sites", desenvolvido pela empresa On Location Tours, que está oferecendo desconto de 20% no valor do passeio em homenagem à semana do Oscar.

E no domingo a agência lança o New York Classic Tour, que contemplará o prédio do Corpo de Bombeiros no filme Os Caça-Fantasmas (1984); o duto de ventilação do metrô que eternizou o vestido branco de Marilyn Monroe e o banco do parque que serviu de cenário para Manhattan, de Woody Allen.

Para os fãs da obra, no entanto, a melhor opção é o Manhattan TV and Movie Tour: três horas de ônibus passando por mais de 60 locações. Um dos segredos é que o ônibus tem telas nas quais são exibidas as cenas. Da livraria de Meg Ryan em Mensagem Para Você (1988) aos sets de Descalços no Parque, pouco fica de fora. Os preços podem ser conferidos no site www.sceneontv.com.

Para completar a experiência, banque a bonequinha de luxo saboreando um caprichado breakfast em frente à Tiffany's. Depois, siga até o Society of Lincoln Center, que estreia amanhã uma retrospectiva de clássicos como O Poderoso Chefão, Amor, Sublime Amor, Touro Indomável e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. As projeções serão feitas na tela grande do Walter Read Theater, como nos anos dourados do cinema, e contarão com as ilustres presenças dos diretores William Friedkin (de Operação França), Stanley Jaffe (produtor de Kramer vs. Kramer) e do diretor Grosbard (de A História de Três Estranhos), que apresentarão seus respectivos filmes.

WOODY ALLEN - O mais nova-iorquino dos muitos diretores de cinema da cidade também inspirou um roteiro turístico próprio. Considerado pela revista Budget Travel como uma das melhores caminhadas da Big Apple, o Woody Allen Tour por Manhattan inclui visita ao apartamento de Annie Hall (1977) na Rua 70, o clássico restaurante Elaine's, na Second Avenue, que marca o início do filme Manhattan, e o Carlyle Hotel, no Upper West Side, onde até hoje Allen se apresenta religiosamente todas as segundas-feiras tocando melodias típicas do jazz de Nova Orleans em sua clarineta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;