Setecidades Titulo Irregular
Oliveira Lima é tomada por camelôs
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
01/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Quem aproveitou o último dia do ano para fazer compras em um dos principais centros comerciais do Grande ABC, na Rua Coronel Oliveira Lima, deparou-se com a via tomada por camelôs. Os cerca de 100 ambulantes aproveitaram a ausência de fiscais para venderem seus produtos.

Distribuídos em bancas ou espalhados pelo chão, os comerciantes informais ofereciam os mais variados itens para diversos tipos de consumidores. Havia roupas, tapetes, bolsas, calçados, brinquedos, perfumes, óculos, bonés, relógios, controles remotos e até fogos de artifício.

Segundo o dono de uma das bancas, o comerciante Rosalvo Britto, 60 anos, a feirinha montada no meio do calçadão andreense aproveitou o período de troca de governo no município e a falta de fiscais ontem, véspera de feriado. "Temos que pagar as contas", destaca o ambulante, que tem barraca com oferta de tapetes e panos de prato em três feiras da cidade - cada uma das licenças custa por volta de R$ 115.

Para conseguir um lugar na parte mais movimentada da via (próximo ao chafariz), Britto chegou perto das 4h. "Já teve algumas confusões por aqui por causa de espaço", afirma o comerciante, que atua na área há 40 anos. De acordo com ele, muitos camelôs vieram da Capital para vender. "Hoje não tem fiscalização", enfatiza.

Na visão dos consumidores, a oferta de produtos, ainda que tenham procedência desconhecida, é benéfica. "É sempre bom ter mais de uma opção de compra", destaca a secretária Andrea Telles, 42. Outra vantagem lembrada pela moradora de Santo André são os preços acessíveis geralmente oferecidos pelo comércio informal.

O calçadão ficou recheado de consumidores na manhã de ontem. Por lá, viaturas da Romu (Ronda Operacional Municipal) monitoravam o espaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;