Memória Titulo
Corinthians com a bandeira do Almeida Junior

Apresentamos Gilberto Caetano da Silva, o Gilberto Risadinha...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Apresentamos Gilberto Caetano da Silva, o Gilberto Risadinha. Ele é desenhista-mecânico. Quem acompanhou os festejos do Aramaçan de alguns anos passados vai se recordar das decorações clássicas do Carnaval, bailes havaianos, festas juninas. Pois foi o Gilberto quem idealizou. Mas hoje queremos, com Gilberto, folhear o seu álbum de fotos e mostrar algumas raridades do futebol andreense.

Destacamos o festival do Corinthians de Santo André, onde perfilam o próprio Corinthians e o Almeida Junior, do Parque Santo Antonio, em Utinga. Os jogadores do Corinthians ostentam a bandeira do Almeida Junior.
Nas outras fotos, o goleiro Gilberto em ação no antigo ginásio do Primeiro de Maio, a sua carteirinha de sócio e uma foto atual: o craque com seu álbum de recordações.

Gilberto Caetano da Silva nasceu em Campos do Jordão em 30-11-1940. Veio criança para Santo André. Se criou entre a 11 de Junho e a Vila Assunção. Durante cinco anos estudou no Colégio Santana e os dotes de desenhista mecânico permanecem vivos na sua caligrafia.

Já o goleiro Risadinha defendeu várias cores: Corinthians, Primeiro de Maio, Cruzeiro da Vila Assunção, Atlético de Vila Alpina. No futebol de salão, ele participou dos populares e abertos que marcaram época em Santo André, tanto os organizados pelo Diário como os da Liga Abeceana, entre os anos 1970 e 1980.

Já nos anos 1960, Gilberto jogou e documentou um Rio-São Paulo em que o Primeiro de Maio classificou-se para a grande final frente à Associação Vila Isabel, do Rio de Janeiro. A partida derradeira ocorreu em 5-8-1962.

Ou seja: vai completar meio século neste ano. Todos os detalhes serão recuperados aqui em Memória graças ao acervo do nosso novo colaborador.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 30 de março de 1982 - Nº 4862
Manchete - A Rebelião. Em duas palavras, uma das cenas mais chocantes do noticiário policial paulista em todos os tempos; envolvidos os presos do Pavilhão 2 da Casa de Detenção, com 15 mortes.
Santo André - Inaugurado o Cear de Vila Palmares; inaugurado o busto de Allan Kardec na praça com o seu nome, localizada no Jardim Bela Vista.
Movimento sindical - Grupo 14 da Fiesp não reabrirá negociações; metalúrgicos insistem no diálogo.
São Bernardo - Hoje, na Associação dos Funcionários Públicos, inauguração da galeria com retratos de todos os presidentes no Jubileu de Prata.
Futebol - Domingo, no Jaçatuba, Santo André 2, Taubaté 1, pelo Torneio Incentivo da FPF; pela Segunda Divisão, em Cruzeiro, Cruzeiro 1, São Bernardo 0; em São Caetano, Saad 2, Campo Limpo 0.

EM 30 DE MARÇO DE...
1887 - Um vagão de cargas descarrilha em Paranapiacaba, provocando atraso na circulação dos trens entre Santos e São Paulo.
1907 - Faustina Marçon Zanella nasce em São Bernardo. Foi árbitra de futebol quando o maior clássico da cidade era entre Esporte Clube São Bernardo e Palestra.
1977 - Entra em cartaz no Cine Vitória, em São Caetano, o filme A noite das fêmeas, de Fauzi Mansur. No elenco, o cenógrafo Paulo Domingues, de São Caetano.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Aniversariam: São Bento do Sapucaí, Orlândia e Jambeiro.

SANTOS DO DIA 
Donino, João Clímaco e Régulo. 
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, Nossa Senhora da Conceição. Imagem encontrada num cruzeiro em Jacareí (SP). Século 19. Barro cozido policromado. Esta santa é uma das devoções mais populares no Brasil, com várias igrejas e paróquias também no Grande ABC.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

Os 55 anos da Associação

Na história dos clubes do Grande ABC, a presença da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, fundada nesta data, em 31 de março de 1957. Uma conquista do funcionalismo em várias gerações.

A Associação cresceu. Fez as vezes de sindicato. Trouxe gente famosa das artes, esportes, política, economia. O poderoso Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, antes da Era da João Basso, fez assembleias memoráveis no Ginásio Lauro Gomes da Associação.

A Associação cresceu para fora dos limites da Rua 28 de Outubro. Daí porquê esse 55º aniversário deve ser lembrado e cantado em prosa e verso.

O primeiro presidente foi João de Lima, o atual é Marcos Galante Vial, por sinal sobrinho do presidente pioneiro e filho de outro baluarte do clube, Sérgio Hermínio Vial.

Em nome deles, um grito de agradecimento às gerações que fizeram a história do nosso clube.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Maria Pinto de Souza, 68. Natural de Getulina (SP). Dia 27, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
James Nicolas de Sousa, 20. Natural de São Bernardo. Dia 28, em São Bernardo. Phoenix.

SÃO BERNARDO
Luiza de Oliveira, 86. Natural de Jundiaí (SP). Dia 22. Cemitério dos Casa.
Rosália Barranco Leite, 82. Natural de Catanduva (SP). Dia 28. Cemitério da Paulicéia.
Ana José da Silva, 77. Natural de Teixeiras (MG). Dia 27. Cemitério dos Casa.
Salvino Alves de Melo, 76. Natural de União dos Palmares (AL). Dia 28. Cemitério dos Casa.
Manoel Barbosa da Silva, 72. Natural de Flores (PE). Dia 26. Cemitério dos Casa.
Paulo Medeiros Venaglia, 60. Natural de São Paulo (SP). Dia 23. Cemitério da Paulicéia.
Donizetti Soares, 56. Natural de Duartina (SP). Dia 25. Cemitério do Baeta.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;