Política Titulo
PMDB e PFL deverão ser as maiores bancadas do Senado
Por Da Agência Senado
30/10/2006 | 14:37
Compartilhar notícia


Com o resultado do segundo turno das eleições, o PMDB e o PFL aparecem como os partidos que devem iniciar, em fevereiro, a sessão legislativa de 2007 com o maior número de senadores, seguidos pelo PSDB e o PT. Mas o quadro partidário para a definição final das bancadas do Senado ainda não está fechado, pois a lei permite que parlamentares, por meio de negociação política, possam migrar de legenda.


No quadro desenhado apenas pelas urnas, os demais partidos que vão compor o Senado, segundo o maior número de senadores, são, pela ordem, PDT, PTB, PSB, PL, PCdoB e PPS, PRB, PP, PRTB e PSOL. Os cinco últimos serão representados na Casa por um único senador.


Dois senadores com mandato até 2011 e que venceram eleições para o governo no primeiro turno (respectivamente, Paulo Octávio, do PFL, eleito vice-governador do Distrito Federal, e Teotonio Vilela, do PSDB, eleito governador de Alagoas) deverão ser substituídos, no início de 2007, por seus suplentes, que são do mesmo partido do titular.


Sete senadores, com mandato até 2011, disputaram o segundo turno das eleições para os governos do Maranhão (Roseana Sarney - PFL), Pará (Ana Júlia Carepa - PT), Paraíba (José Maranhão - PMDB), Rio de Janeiro (Sérgio Cabral - PMDB), Rio Grande do Norte (Garibaldi Alves Filho - PMDB), Santa Catarina (Leonel Pavan - PSDB, vice-governador) e Paraná (Osmar Dias - PDT).


Três foram eleitos: Ana Júlia Carepa, a ser substituída por José Nery, do PSOL; Sérgio Cabral (PMDB), pelo Rio de Janeiro, que deixará em seu lugar no Senado o também peemedebista Regis Fichtner; e Leonel Pavam (PSDB), eleito vice-governador de Santa Catarina e que será substituído por Neuto de Conto, do PMDB.


Os senadores que foram eleitos ou reeleitos este ano - um total de 27, representando um terço da Casa - cumprirão mandato no período de 2007 a 2014. Abaixo a lista dos 13 partidos que devem ser representados no Senado a partir de 1º de fevereiro e dos 81 detentores da titularidade do mandato.


Os titulares, que atualmente ocupam cargos no governo federal e governos estaduais, como já tomaram posse oficialmente em fevereiro de 2003, não precisam obrigatoriamente voltar a seus postos no início da sessão legislativa, em fevereiro de 2007. Nesse caso, os atuais suplentes podem continuar a exercer o mandato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;