Internacional Titulo
Arafat pede intervenção internacional no Oriente Médio
Das Agências
11/08/2001 | 13:02
Compartilhar notícia


O líder da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, escreveu a vários dirigentes internacionais pedindo que "intervenham rapidamente para colocar fim" à ocupação israelense da Casa do Oriente, quartel-general palestino em Jerusalém Leste, disse neste sábado o ministro palestino da Administração Local, Saeb Erakat.

Afarat se dirigiu ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, aos presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush; da Rússia, Vladimir Putin; e da China, Jiang Zemin. Também escreveu ao primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, ao presidente da União Européia, à Organização para a Unidade da África e à Organização dos Países não-Alinhados.

A estas mensagens acrescentou uma cópia da carta na qual Israel se compromete a não prejudicar instituições palestinas em Jerusalém Leste.

Segundo a autoridade palestina, esta carta, assinada pelo atual ministro das Relações Exteriores, Shimon Peres, um dos idealizadores dos acordos de Oslo sobre a autonomia palestina, foi apresentada em 1993 à administração americana e ao governo norueguês.

Erakat ressaltou que Arafat não assinou estes acordos em 1993 a não ser pelo compromisso de Israel de não tocar na Casa do Oriente e instituições palestinas de Jerusalém.

A direção palestina convocou Israel na sexta-feira a se retirar imediatamente da Casa do Oriente, sede da Autoridade Palestina num subúrbio de Jerusalém Leste, e de outras instituições palestinas ocupadas em represália ao atentado suicida palestino que deixou 16 mortos na última quinta-feira (9), inclusive o suicida, em Jerusalém Oeste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;