Internacional Titulo
Supostos militantes da Al Qaeda são julgados na França
Da AFP
03/01/2005 | 09:31
Compartilhar notícia


Seis militantes radicais islâmicos estão sendo julgados na França por planejarem um atentado contra a embaixada dos Estados Unidos em Paris em 2001, ao que tudo indica por ordens da rede terrorista Al Qaeda.

O franco-argelino Djamel Beghal, considerado o suposto líder da célula, é acusado de "associação criminosa com fins terroristas", assim como seus cinco cúmplices.

Beghal, 39 anos, foi detido em julho de 2001 no aeroporto de Dubai quando viajava com um passaporte falso. Ele declarou às autoridades dos Emirados Árabes Unidos que estava preparando um atentado contra a embaixada americana em Paris.

Ao que parece, Beghal esteve em um campo de treinamento afegão, no qual recebeu ordens precisas de cometer um atentado na França por parte de Abu Zubeida, braço direito do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden.

Ele foi extraditado para a França, mas negou suas declarações anteriores.

De acordo com a polícia, a célula criada pelo próprio Beghal tinha sua base nas proximidades de Paris e ramificações na Inglaterra, Bélgica, Espanha, Holanda e Alemanha, mas foi totalmente desmantelada.

O julgamento deve ser concluído em meados de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;