Internacional Titulo
Berlusconi nomeia neofacista na Itália
Das Agências
10/06/2001 | 18:06
Compartilhar notícia


O novo presidente do Conselho italiano, Silvio Berlusconi, apresentou neste domingo sua equipe, menos de 24 horas depois de ter sido encarregado pelo presidente da República de formar o 59º gabinete italiano do pós-guerra.

O chefe do movimento pós-facistas Aliança Nacional (AN), Gianfranco Fini, se converte no número dois do Governo, com o título de vice-presidente do Conselho, enquanto que o imprevisível Umberto Bossi, chefe do movimento federalista da Liga do Norte, entra para o Governo para tomar conta das Reformas e Descentralização.

A primeira reunião do Conselho de Ministros se dará na tarde desta segunda-feira.

O voto de confiança ante as duas câmaras do parlamento poderá acontecer no dia 18 de junho. Até então, o novo chefe de Governo participará de uma reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 13 de junho, em Bruxelas e, dois dias mais tarde, na cúpula européia de Goteborg, na Suécia.

Berlusconi cercou-se de seus colaboradores mais próximos, em particular na pasta da Economia e Finanças, onde Giulio Tremonti recupera o posto que ocupou durante a primeira experiência governamental, em 1994.

Força Itália, o partido de Berlusconi, conta com nove representantes nessa equipe, a Aliança Nacional tem cinco e a Liga Norte três. Os democrata-cristãos do CCD-CDU têm dois representantes e o Governo conta com cinco "técnicos", entre eles o ministro das Relações Exteriores, o ex-diretor da Organização Mundial de Comércio (OMC), Renato Ruggiero.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;