Internacional Titulo
Pacifistas não querem muro entre Israel e Cisjordânia
Por Da AFP
16/08/2003 | 16:49
Compartilhar notícia


Centenas de palestinos, pacifistas estrangeiros e israelenses protestaram neste sábado em Anin (perto de Jeni) contra a construção do polêmico 'Muro/barreira de Segurança' entre Israel e a Cisjordânia. Os palestinos insistem em chamar a construção de muro (alusão ao antigo Muro de Berlim e ao Apartheid), enquanto o Governo de Israel prefere o nome de barreira.

Diversos pacifistas estrangeiros, alguns deles membros do movimento de solidariedade internacional (ISM) - que promove uma agressiva campanha contra o projeto - protestaram do lado palestino, enquanto um grupo de manifestantes da associação militante (árabe-israelense) Taayuch fazia o mesmo do lado do Estado judeu.

Os protestos deste sábado aconteceram sem qualquer incidente. No dia 31 de julho, Israel anunciou a finalização dos trabalhos de construção da primeira parte do projeto (de 140km), destinado a impedir, oficialmente, as 'infiltrações terroristas' de palestinos em seu território.

Em alguns pontos do traçado, o projeto tem partes que lembram um muro, outras têm fossas antitanques, edificações de concreto com oito metros de altura e postos de patrulha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;