Internacional Titulo
Shinzo Abe visita China e Coréia do Sul em busca de aliados
Da AFP
06/10/2006 | 11:16
Compartilhar notícia


O novo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, inicia este fim de semana sua primeira viagem como chefe de Governo e segue para a China e Coréia do Sul com a esperança de melhorar as relações com os vizinhos asiáticos e buscar uma posição comum para a crise nuclear norte-coreana.

Abe, que assumiu o poder em 26 de setembro, se reunirá no domingo com o presidente chinês Hu Jintao e com o premiê Wen Jiabao antes de visitar a Coréia do Sul na segunda-feira.

As autoridades chinesas se negavam a convidar seu antecessor, Junichiro Koizumi, sobretudo por suas visitas ao santuário de Yasukuni, que é considerado um símbolo das agressões bélicas do Japão.

O primeiro chefe de Governo japonês nascido depois da Segunda Guerra Mundial fez carreira política pregando uma linha dura frente à Coréia do Norte. Mas não se sabe se Abe conseguirá reconciliar sua posição com China e Coréia do Sul, que preferem um enfoque mais suave em relação ao vizinho comunista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;