Turismo Titulo Páscoa
Paixão de Cristo

Fé e gula marcam data no País e no mundo com procissões,
espetáculos sobre Paixão de Cristo e evento para chocólatras

Por Eliane de Souza
Especial para o Diário
22/03/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


Um dos feriados mais importantes do calendário cristão inspira celebrações em destinos do Brasil e do mundo e transforma a fé em motivo a mais para fazer as malas. Em solo nacional, a lista de atrações turísticas em torno da crucificação e ressurreição de Jesus é encabeçada pelo espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco, que neste ano ocorre entre os dias 30 de março e 7 de abril. O evento é realizado há 44 anos na cidade de Brejo da Madre de Deus, a 180 quilômetros do Recife.

A localização afastada não foi impedimento para que mais de 3 milhões de pessoas prestigiassem a encenação. Um dos grandes diferenciais é que o público acompanha cada passo de Jesus e seus seguidores. A história comove a plateia, formada por cerca de 8.000 pessoas. O roteiro segue as principais passagens bíblicas, como o sermão da montanha, até a crucificação, ressurreição e ascensão de Jesus. A história - enriquecida com efeitos especiais e figurino de primeira - impressiona e emociona fiéis ao longo de duas horas e meia de espetáculo em nove palcos.

Para imprimir ainda mais realismo às cenas, nesta edição o evento ganha novo sistema de iluminação que colocará a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no rol dos espetáculos mais bem iluminados do mundo.

Também haverá novos efeitos especiais em cenas como a dos demônios, do enforcamento de Judas e da flagelação de Jesus. A produção também investiu na renovação das 800 peças que compõem os figurinos e adereços.

Neste ano, o papel principal será interpretado pelo ator pernambucano José Barbosa, que contracenará com os globais Caco Ciocler (Judas), Larissa Maciel (Maria), Mouhamed Harfouch (Herodes) e Ellen Roche (Herodíades). Também figuram no elenco os artistas pernambucanos Wilma Gomes (Madalena) e Ricardo Neves (Pilatos). Ao todo são 550 atores e figurantes. A peça tem a direção artística de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Os ingressos custam entre R$ 25 e R$ 80 e podem ser adquiridos pelo site www.novajerusalem.com.br/2012.

Espetáculos bíblicos emocionam fiéis

A história de Jesus também é narrada em Santana de Parnaíba, a 41 quilômetros de São Paulo. O Drama da Paixão da cidade é considerado o segundo maior do gênero no País. Neste ano, as apresentações ocorrerão nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 20h30, na Barragem Edgard de Souza, às margens do Rio Tietê.

O público sente o clima da peça antes mesmo de o espetáculo começar. A atmosfera de fé e devoção é somada ao cenário, que é decorado desde a entrada da barragem até o palco, se espalhando por um total de 15 mil metros quadrados.

Com duração de aproximadamente duas horas e meia, a encenação é dividida em duas partes. Na primeira, sempre inédita, será contado um episódio da história do Antigo Testamento. E na segunda, a de Jesus Cristo. Também são apresentados os principais acontecimentos que marcaram a vida do profeta Moisés, desde quando ele é encontrado no Rio Nilo até tornar-se príncipe do Egito.

A edição deste ano promete maior interação com a plateia. Numa das cenas, Jesus fará o sermão da montanha da arquibancada, fazendo com que o público sinta-se parte integrante do espetáculo em meio aos 120 atores e 800 figurantes. Uma das presenças já confirmadas será a do ator Marcello Airoldi, que contracenou na novela A Vida da Gente, da Rede Globo. O ator global, que já participou por três vezes da peça, fará nesta edição o personagem Pilatos.

SÃO VICENTE

A Páscoa também inspira comunidades em São Vicente. A Paixão de Cristo do Humaitá, realizada há 20 anos pela Paróquia dos Beatos José de Anchieta, atrai 5.000 pessoas, que se emocionam com a narração bíblica interpretada por 100 amadores. O espetáculo ocorrerá nos dias 6, 7 e 8, às 19h, na Rua Maria Rita, 508, Humaitá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;