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CRT: Embratel nao estava preparada para o novo DDD
Do Diário do Grande ABC
06/07/1999 | 15:35
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O superintendente da Companhia Riograndense de Telecomunicaçoes (CRT), Fernando Fournon, disse nesta terça que algumas operadoras nao estavam preparadas para a entrada em vigor do Código de Seleçao de Prestadores (CSP) nas chamadas de longa distância no País. "Elas deveriam esperar um pouco mais", comentou. Ele evitou críticas diretas à Embratel pelos problemas nas ligaçoes do Rio Grande do Sul para outros Estados, especialmente Sao Paulo e Rio de Janeiro, mas admitiu que ela deveria ser a empresa acionada judicialmente por usuários que se sintam lesados por nao conseguir comunicaçao com regioes externas à área 2 (atendida pela CRT e Tele Centro Sul).

"Estamos encaminhando todas as ligaçoes para a nossa fronteira; de lá outras operadoras têm que distribuí-las", comentou o executivo. Fournon disse que a CRT estava com sua plataforma de sistemas pelo menos 1 ano e meio à frente da média nacional em relaçao à tecnologia. Ele acrescentou que a empresa investiu R$ 8,5 milhoes apenas na "Operaçao Virada" para adequar os sistemas ao novo método de discagem. "Investimos mais em qualidade do que em propaganda", ironizou.

De acordo com o superintendente, o índice de ligaçoes bem sucedidas do Rio Grande do Sul para Sao Paulo, que nesta segunda-feira ficou em 25%, chegou a cair para 10% durante a manha desta terça, recuperando-se para 30% perto do meio-dia. Em dias normais, o porcentual é de 50%, explicou. Para o Rio de Janeiro, outra regiao com problemas de tráfego, a média ficou em 30% nesta terça.

Nas ligaçoes interurbanas dentro do Estado o grau de aproveitamento das ligaçoes está oscilando entre 53% e 55%, dentro do padrao de normalidade, afirmou Fournon. Segundo ele, o tráfego de longa distância nesta terça-feira está 26% acima do normal, contra 30% desta segunda, 60% no domingo e 47% no sábado, primeiro dia de funcionamento do CSP.

Operaçao Virada - Fournon anunciou também a conclusao da "Operaçao Virada", que mobilizou 500 dos 4 mil funcionários da empresa em tempo praticamente integral desde sexta-feira para solucionar os problemas registrados. A queda das comunicaçoes com a regiao de Caxias do Sul no sábado ocorreu, segundo ele, pelo rompimento de um cabo de fibra ótica e nao devido a fatores associados ao novo sistema de discagem.

O superintendente disse ainda que a taxa de ligaçoes erradas que foram interceptadas pela plataforma de atendimento da CRT e encaminhadas para seus destinos caiu de 7% ontem para 3% nesta terça. "O índice de erros é cada vez menor e até o final desta semana as pessoas estarao totalmente acostumadas ao novo sistema", acredita.




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