Memória Titulo Elvis
Sem a internet, como era ver o ídolo
Por Ademir Medici
15/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 "Em cidades pequenas de países como Portugal era bem mais fácil e barato ir ao cinema ver e ouvir o Elvis do que comprar um disco. Essa era a única forma que muitos fãs tinham de ver o seu ídolo."

Cf. Jorge Carrega, que defendeu uma tese de mestrado sobre a carreira cinematográfica de Elvis.

 

Os beijos de Elvis

Texto: Walter Terciani

 

O encontro de 2003 com os presidentes de fãs clubes de Elvis de todo o mundo foi especial. Teve características diferentes. O evento consistiu no coroamento de um projeto de escolha dos melhores de Elvis, numa votação de fãs de todo o mundo. Estes escolheram os seus favoritos, entre músicos, atrizes, atores, compositores, diretores, filmes, documentários e daí por diante. Os mais votados receberam indicação para o troféu "Elvis Fans Choice Awards", à maneira do Oscar.

A premiação foi naquele encontro de 2003. Fantástico.

Wink Martindale, que trabalhou na WHBQ, em Memphis, quando o DJ Dewey Philips tocou pela primeira vez, em 1954, "That's All Right, Mama", era o apresentador oficial, juntamente com Jim Ritz.

Martindale anunciou a participação em vídeo da ex-atriz Dolores Hart, que contracenou com Elvis em "Loving You" e "King Creole". Dolores, que em 1963 retirou-se do cenário artística para seguir a vocação religiosa, responde a uma pergunta clássica: "Como foi beijar Elvis".

Dolores respondeu: "Esta não é bem o tipo de pergunta que deveria ser dirigida a uma freira, mas na verdade foi um fato ocorrido mais do que uma vez e que, sinceramente, eu nunca esquecerei. Sem dúvida alguma, beijar Elvis foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida".

Na sequência, Mr. Martindale apresenta sua auxiliar de palco, a esposa Sandy Martindale, que nos anos 60 fora namorada de Elvis.

- Querida, há longos anos, desde quando nos casamos, uma questão perturba os meus pensamentos e hoje, aqui e agora, na presença de tantos, eu quero lhe perguntar: como é beijar Elvis?

Sandy participou também como dançarina em inúmeros filmes de Elvis, incluindo "Las Vegas". Constrangida, dando a impressão de que a pergunta não fazia parte do script, ela ficou calada alguns segundos, e nós, na plateia, ríamos discretamente.

Então, olhando diretamente para os olhos do marido, Sandy abaixou a cabeça, olhou para cima, voltou a olhar para os olhos do marido, passou a língua nos lábios e disse:

- Honey, você sabe, você é o amor da minha vida, eu te amo intensamente, mas quanto a beijar Elvis, bem, é algo inesquecível.

A plateia quase veio abaixo com tanto aplauso.

 

Augusto, 19 anos, vai ao front...

"Os confrontos violentos, a alimentação escassa, a chuva, o barro, a gripe, a fadiga, não foram suficientes para abalar a fibra paulistana, composta por gente de todas as classes sociais, filhos de várias nações e estados, que haviam abraçado a causa constitucionalista."

Cf. Augusto Aparecida Lebre, advogado, ex-vice-presidente da 103ª Subseção de Vila Prudente ("Para sempre 32", Editora Matarazzo).

Lebre fala da participação em 32 de Augusto Aparecida Lebre, que com 19 anos partia para o front.

 

Festa cristã

Celebra-se neste dia 15 de agosto a Festa de Nossa Senhora Assunção, uma das mais antigas festas marianas. Em Portugal, chamava-se Festa de Santa Maria de Agosto. Na Itália, "Ferragosto". Marca a passagem da santa Mãe de Deus para a outra vida.

Temos, no Grande ABC, duas paróquias dedicadas à Senhora Assunção, em Santo André e São Bernardo. Ribeirão Pires possuiu uma capela particular a Ela dedicada, e que se encontra hoje em ruínas na localidade central da Ponte Seca. Pertence à família Eid.

Santos do Dia

São Tarcisio (245-257) foi coroinha do papa Xisto II. Como outros religiosos, tornou-se mártir, vítima da perseguição das autoridades romanas.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Alípio

Arnulfo

Hoje: Assunção de Nossa Senhora, cuja comemoração litúrgica será no próximo domingo.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 15 de agosto de 1986 - ano 29, edição 6212

MANCHETE - Inflação de julho fica em 1,19%; índice não inclui efeitos de compulsório; rendimento das poupanças no trimestre será de 5,47%.

ALIMENTOS - Faltam leite e queijo, mas sobram iogurtes.

MEIO AMBIENTE - Voluntários recolhem peixes do lado poluído da Billings, transferindo-os para local mais limpo.

João Oswaldo Leiva, secretário de Obras e Meio Ambiente do Estado, afirma que dejetos vão continuar na Billings.

TRÓLEBUS - Derrubada do prédio do antigo Sacolão dá início à construção do terminal São Bernardo, ao lado do Paço.

RIBEIRÃO PIRES - Ainda não definida a Zona Azul.

ÓBITO - A morte de Mãe Menininha, famosa ialorixá da Bahia.

PRIMEIRA DIVISÃO - No Bruno Daniel: Santo André 1 (gol de Gerson), Juventus 0.

 

Em 15 de agosto de...

1906 - Concedido o título de presidente honorário da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, sediada em Paranapiacaba, a William Speers, superintendente da São Paulo Railway Company.

1916 - Coronel Baptista da Luz assiste aos exercícios no stand do Tiro Brasileiro nº 34, em Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva italiana, novo sucesso no Carso.

1912 - Fundação do Corinthians de Santo André, dois anos depois da fundação do Corinthians Paulista.

1951 - Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo, lança o seu terceiro longa-metragem: "Ângela".

1954 - Lançada a pedra fundamental da igreja matriz do Bairro Assunção, em São Bernardo.

1991 - Lançado, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, o livro de memórias do sindicalista Armando Mazzo.

1996 - O Mappin, loja de departamentos em São Paulo, fundada por ingleses em 1913, era vendida para a United Indústria e Comércio, do empresário Ricardo Mansur.

 

Municípios Paulistas

Jaú. Fundado em 1853. Elevado a município em 1866, quando se separa de Brotas.

Paraíso. Fundado em 1891. Elevado a município em 1954, quando se separa de Pirangi.

Pedregulho. Fundado em 1897. Elevado a município em 1921, quando se separa de Igarapava.

Pitangueiras. Elevado a município em 1893, quando se separa de Jaboticabal.

Pontalinda. Elevado a município em 1991, quando se separa de Jales.

Sorocaba. Fundado em 1654. Elevado a município em 1661. O 10º mais antigo município do Estado.

Por conta da padroeira Nossa Senhora Assunção, hoje também é feriado em Araras, Itápolis, Jundiaí, Lorena, Piedade, Porto Feliz, São Manuel, Socorro, Tietê e Tupi Paulista.

 

Municípios Brasileiros
Celebram aniversário neste dia 15 de agosto: Abaetetuba (PA), Aquidauana (MS), Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Cabo Verde (MG), Iguatama (MG), Ipirá (BA), Ipira (SC), Peritiba (SC) e São Patrício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;