Política Titulo Palestra
Dilma compara impeachment ao golpe militar na Turquia

Em ato no Grande ABC, com ambiente favorável, presidente afastada evitou falar com a imprensa sobre processo

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
19/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Em evento ontem na UFABC (Universidade Federal do ABC), subsede de São Bernardo, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) fez paralelo, durante discurso, do processo de impeachment, em tramitação no País, com a tentativa de intervenção militar ocorrida na Turquia, contra o governo de Recep Erdogan. “Enquanto a Turquia sofreu golpe tipicamente militar, aqui no Brasil vivemos um golpe parlamentar, o qual alguns tratam de golpe frio e outros institucional”, alegou, diante de auditório repleto de estudantes, em ambiente favorável. ‘Volta, querida’ era ouvido na plateia, que aplaudiu em diversas ocasiões o tom utilizado pela petista.

Dilma afirmou que, por trás do “golpe branco”, tem “ambição muito forte pelo parlamentarismo”. “Nós temos de voltar. É muito triste ver tudo isso (retrocesso). Não somos iguais à Turquia. Não é a mesma situação. Conto com a luta política e, sobretudo, com aqueles que não apoiam o meu governo, mas têm compromisso com a democracia”, frisou, ao direcionar duras críticas ao governo do presidente interno Michel Temer (PMDB) e repetir que não cometeu crime de responsabilidade na Presidência. “Está ficando até chato”. Essa foi a primeira vez que a petista desembarcou na região após a votação do pedido de afastamento no Senado, em maio. Ela evitou falar com a imprensa. Antes do ato, apenas veículos de comunicação simpáticos a Dilma tiveram entrada liberada pela segurança. Após início de tumulto, demais jornalistas puderam acompanhar o ato.

Em campanha para retornar ao cargo no Executivo, Dilma contou com todo aparato presidencial na atividade, chegando ao local em veículo oficial, cercada por seguranças e ambulância. Aproximadamente 70 profissionais trabalharam no local, contratados pelo Exército brasileiro. Ontem, a petista não reclamou em relação às medidas de corte de Temer sobre benefícios a que tem direito. O peemedebista restringiu, recentemente, o deslocamento aéreo da petista por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), limitando somente a viagens de Brasília a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde ela possui residência. Vaquinha virtual arrecadou R$ 770,4 mil para ajudar a bancar as viagens da presidente afastada. Ao todo, 11.419 pessoas fizeram doações on-line.

Como está oficialmente impedida de exercer as funções do posto – por até 120 dias, a partir do recebimento da notificação do Congresso –, Dilma não participa de compromissos oficiais. O ato foi organizado pela associação de docentes da universidade em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Em quase uma hora de palestra, a petista falou do ambiente político, sem, no entanto, mencionar nominalmente o mentor político e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), morador da cidade anfitriã. A presidente afastada exaltou apenas as presenças do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, do ex-ministro Aloizio Mercadante e do senador Paulo Paim, trio de correligionários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;