Setecidades Titulo Santo André
Projeto Jeda é beneficiado com recursos da Fundação Itaú Social

Entidade que ajuda crianças e adolescentes carentes foi selecionada por meio de edital e recebeu aporte de R$ 474 mil para manutenção de suas atividades

Por Natália Scarabotto
Especial para o Diário
18/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


As notas musicais vindas da flauta e do violão tomam conta dos corredores da sede do Projeto Jeda (Juventude Esperança do Amanhã), no Jardim Bela Vista, em Santo André. Concentrados, adolescentes ensaiam a música tema do filme Titanic, My Heart Will Go On, da cantora Celine Dion. A animação dos jovens não é para menos. Há mais de 30 anos prestando atendimento a população carente da cidade, a entidade acaba de ser selecionada em edital de destinação de recursos aos fundos da infância e adolescência, da Fundação Itaú Social. Ao todo, o grupo recebeu aporte de R$ 474 mil da organização.

“A verba foi importante para melhorar toda essa aparelhagem e qualificar as oficinas”, avalia a coordenadora do departamento de Desenvolvimento de Projetos, Maria Keiko Sakaragui.

Segundo Maria, a verba recebida foi destinada para compra e manutenção de instrumentos e outras atividades que o grupo oferece, como judô, tênis de mesa, equipamentos para a sala de dança e de informática.

De acordo com a coordenadora de mobilização social da Fundação Itaú, Claudia Sintoni o projeto Jeda foi escolhido em virtude da articulação que a entidade promove entre os diversos setores que estão se beneficiando. “Vimos na entidade que, além dos próprios representantes, o conselho, a Secretária da Saúde, Prefeitura e outros órgãos estão envolvidos.”

No Jeda, crianças e adolescentes carentes possuem gama de atividades para usufruírem no espaço. Entre elas estão oficinas educativas, culturais (teatro e dança) e esportivas.

“A gente aprende mais do que a atividade. O jiu-jitsu foi uma porta para mim e me ajudou a ter autocontrole, ser mais concentrado e obedecer às regras, já que eu era muito bagunceiro”, afirma Kelvin Alexander, 17 anos.

De acordo com Sakaragui, “as atividades são um meio de amarrar os valores que passamos para eles, que são a parte mais importante.”

 

ATENDIMENTO

A instituição atualmente atende 560 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em 13 unidades, localizadas em bairros carentes de Santo André.

São quatro unidades do Jedinha, que atende crianças de 6 a 14 anos; seis unidades do Jeda Jovem, para pessoas de 14 a 18 anos; três prédios do Jeda Ágape, serviço de acolhimento de crianças de zero a 18 anos; e uma unidade do Jeda Aprendiz, que auxilia os jovens na busca do primeiro emprego.

O projeto, que possui convênio financeiro com a Prefeitura de Santo André, recebe crianças e adolescentes encaminhadas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

 

INCENTIVO

O edital da Fundação Itaú Social permanece aberto até 5 de agosto. Podem se inscrever projetos que atuem junto com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, de sua cidade.

Os aprovados repartem, de acordo sua cada necessidade, a verba proveniente da destinação de 1% do Imposto de Renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A.

De acordo com Sintoni, atualmente “o edital está focando na escolha de projetos que trabalhem com a educação integral porque, de verdade, acreditamos que esse é o caminho para o desenvolvimento do País. É uma bandeira que traz os diversos locais onde os jovens aprendem”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;