Política Titulo Mudanças
Grana oferece Pastas a Bahia e Ailton

Prefeito de Santo André convida vereadores integrantes do G-12 para assumirem secretarias em sua administração: ‘Diálogo sempre existe’

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), convidou os vereadores Evilasio Santana, o Bahia (DEM), e Ailton Lima (SD) para ocuparem cargos no primeiro escalão. Integrantes do G-12 – grupo de parlamentares independentes na Câmara –, o democrata assumiria a Secretaria de Esporte e Lazer e Ailton ficaria à frente da Pasta de Desenvolvimento Econômico. A articulação tem como propósito a ampliação da base de olho na eleição de 2016.

As conversas esquentaram na semana passada. A discussão é tratada diretamente pelo secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT), e o prefeito admitiu que há tratativas para que haja espaço a partidos aliados na linha de frente da administração.

“Sempre houve diálogo com os vereadores. E as conversas acontecem sobre tudo, falamos sobre muitas coisas. Se houver a vontade deles (vereadores) em compor com o governo, vamos conversar, até mesmo neste sentido (de abertura de espaço no primeiro escalão)”, discorreu Grana.

Bahia e Ailton Lima estão entre as principais figuras do G-12, bloco que impôs duas derrotas a Grana na Câmara na eleição à presidência do Legislativo – primeiramente com Donizeti Pereira (PV), em 2013, depois com bispo Ronaldo de Castro (PRB), em dezembro. Ailton, aliás, é cotado até para concorrer a prefeito no ano que vem pelo Solidariedade ou PSDB.

Inicialmente, Bahia revelou convite feito por integrantes da gestão petista para que ele assuma a Secretaria de Esporte e Lazer, hoje nas mãos da ex-jogadora de basquete Marta Sobral. Depois, disse que havia apenas especulação, porém, reconheceu que está aberto ao diálogo para apoiar o Paço.

“Acho que há carência em vários setores da Prefeitura. O Aidan (Ravin, PSB, ex-prefeito) trocou quatro vezes de secretário de Saúde. O prefeito até agora não trocou de nomes, mas já sinalizou que precisará mudar. Não cheguei a conversar com ele (Grana), mas estou aberto ao diálogo para assumir a Pasta de Esporte e para dar conta do recado”, afirmou Bahia.

Ailton, entretanto, desmentiu convite do prefeito. “Não existe nada no momento. Isso daí é boato”, sentenciou o vereador, que, se for mesmo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, substituiria a vice-prefeita Oswana Fameli (PRP).

Em dois anos e três meses de gestão, Grana mexeu apenas duas vezes em seu primeiro escalão. Tirou o jornalista Leandro Laranjeira da Pasta de Comunicação para colocar Ronaldo Feitosa (PT) e exonerou o ex-prefeiturável Raimundo Salles (PPS) e nomeou o vereador licenciado Tiago Nogueira (PT). Salles, aliás, já anunciou pré-candidatura ao Paço, rivalizando com Grana.

Ailton Lima foi citado em levantamento espontâneo do DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, com 0,3% de lembrança. No índice estimulado, apareceu na quinta colocação em duas sondagens realizadas: atingiu 3,8% quando Dinah Zekcer (PTB) estava no páreo e chegou a 4,3% sem a ex-vice-prefeita entre os candidatos.

No estudo, Aidan é mais lembrado nas duas amostragens, com Grana e Salles em segundo e terceiro colocados, respectivamente.

(Colaboraram Gustavo Pinchiaro e Caio dos Reis) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;