Setecidades Titulo Saúde
Grande ABC inicia hoje vacinação contra o HPV
Por Yago Delbuoni
Especial para o Diário
10/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje nas unidades de Saúde do Grande ABC a campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). As sete cidades têm como meta imunizar 45,4 mil meninas entre 9 e 11 anos. O número corresponde a 80% das moradoras da região nesta faixa etária. A campanha vai até o dia 10 de abril.

No ano passado, quando foi realizada a primeira ação contra a doença no País, a faixa etária beneficiada era de 11 a 13 anos. O ginecologista da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Rodolfo Strufaldi disse que a mudança, que já estava programada, é importante. “Desta forma, abrange idade na qual, em geral, a menina não teve relações sexuais e, assim, ela estará protegida da doença.”

A prática de vacinar meninas a partir dos 9 anos contra o HPV é comum nos Estados Unidos.

Strufaldi esclarece que a imunização é um modo eficaz de evitar a contaminação pelo HPV, um dos principais causadores de câncer de colo do útero, segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no País, perdendo apenas para o de mama. “A vacina é hoje a melhor forma de prevenção.”

De acordo com o ginecologista, a vacina que será utilizada consegue proteger as pré-adolescentes contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18). “Trata-se do melhor tipo de vacina disponível atualmente”, garantiu o médico.

Ainda conforme Strufaldi, em até cinco anos o Instituto Butantã estará habilitado para produzir a vacina, que atualmente é adquirida pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;