Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Internacional
>
Dividido
Síria: republicanos sobem o tom contra Trump
11/10/2019 | 07:52
Compartilhar notícia
JIM MONE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


A decisão de retirar as tropas do norte da Síria ameaça causar uma divisão dentro do Partido Republicano no momento em que o presidente Donald Trump mais precisa de aliados para conter o avanço do processo de impeachment instaurado no Congresso pelos democratas.

Nesta quinta-feira, 10, vários congressistas subiram o tom das críticas contra o presidente. O mais irritado era o deputado John Shimkus. Em entrevista a uma rádio de St. Louis, ele anunciou que rompeu completamente com Trump. "Estou chateado. Telefonei para o chefe de gabinete e pedi para retirar meu nome da lista de apoio de Trump", disse Shimkus. "Nós acabamos de dar uma facada nas costas de um aliado (os curdos)."

Na CNN, o deputado republicano Adam Kinzinger disse que a retirada das tropas americanas deteriora a segurança dos EUA. De acordo com líderes e estrategistas, porém, muitos congressistas se sentem mais confortáveis em criticar o presidente, neste caso, porque o assunto parece distante demais do eleitor comum. "Síria, curdos e Turquia, a complexidade do caso está além da capacidade de entendimento das pessoas", afirmou Pat McCrory, ex-governador republicano da Carolina do Norte. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.