Setecidades Titulo
Aposentados fazem fila para ter smart card
Iara Vieira
Especial para o Diário
19/07/2005 | 08:16
Compartilhar notícia


Começou segunda-feira com muita fila o recadastramento de aposentados para a emissão do cartão magnético para usuários de ônibus municipais em Santo André. Até as 15h, a Aesa (Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Santo André) já havia distribuído 754 senhas. Alguns idosos passaram o dia na fila, chegaram a esperar nove horas por atendimento. Dentro do posto, no ABC Plaza Shopping, havia apenas dois funcionários para atender toda a demanda.

A supervisora da Aesa, Débora de Almeida, informava que quem estava com senha tinha a garantia de ser atendido segunda-feira, e quem não tivesse conseguido, deveria voltar outro dia. "É que muitos aposentados vieram no primeiro dia",j justificou a supervisora. Por causa do grande volume de atendimentos, a Aesa segunda-feira cogitava a hipótese de aumentar o número de atendentes. Até o dia 30, a Aesa aguarda de 18 a 20 mil pessoas para o recadastramento.

A aposentada Lourdes Maria de Oliveira, 55 anos, chegou às 9h e até as 15h aguardava na fila. "Eu tenho desvio e artrose na perna direita, não posso ficar todo este tempo em pé, isto é um desrespeito."

As senhas só começaram a ser distribuídas por volta das 11h, quando começou a acumular muita gente. "Estou aqui desde cedo e agora no final da tarde eles dizem que só vão atender quem estiver com senha. Quantas vezes vou ter que retornar para conseguir fazer o recadastramento. Isso é um absurdo", reclamava a aposentada Yuriko Nakamura, 64 anos.

Sueli da Silva, 51 anos, conseguiu senha, número 754. "Nunca vi tamanha bagunça, são duas pessoas para atender todo mundo, não agüento mais," desabafa.

A Aesa distribuía as senhas de acordo com o número de aposentados. Maria José Assis Costa, 64 anos, esperou nove horas por atendimento, sem direito a parada para almoçar. "Estou aguardando desde às 7h (disse às 15h). Quando estava dentro da Aesa, passei mal, minha pressão subiu, porque começou uma discussão entre os funcionários e as pessoas que estavam na fila, fiquei o dia todo sem comer. Lá dentro está muito abafado e sequer tem lugar para sentarmos", disse.

"Estou com meu pé que não me aguento, tem que ter mais respeito pelos idosos", dizia Natividade Teixeira Campos, 56 anos, após finalmente conseguir entregar os xerox dos documentos no posto.

"Aumentar só para três pessoas nesta quarta-feira vai ser a mesma confusão", disse Neide Arantes Ferreira, 62, que voltou para casa sem conseguir entregar os documentos.

O conselho da supervisora da Aesa Débora é que as pessoas deixem para se cadastrar no decorrer da quinzena para não concentrar todo o atendimento nos primeiros dias. Após o recadastramento, os usuários recebem o smart card, cartão que substituirá o velho cartão gratuidade.

Recadastramento

Documentos necessários

Usuários do sistema de transporte coletivo de Santo André que tenham entre 60 e 65 anos deve fazer o recadastranento mediante a apresentação de uma cópia do comprovante de residência e um documento que comprove a idade (RG e certidão de casamento ou de nascimento).

Aposentados com menos de 60 anos devem apresentar ainda a declaração do imposto de renda, carteira de trabalho, carta de concessão e memória de cálculo do benefício dado pelo INSS.

Local

Aesa: Centro Empresarial do ABC Plaza Shopping (avenida Industrial, 600, tel.: 4979-5509.

Período

Até o dia 30 de julho, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;