Setecidades Titulo
Diário encerra com sucesso campanha contra o fumo
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
29/08/2007 | 07:23
Compartilhar notícia


No dia em que o país diz não ao cigarro, o Diário encerra sua campanha contra o fumo. No dia 4 de julho, quatro repórteres que há anos tragavam compulsivamente aceitaram o desafio de abandonarem o vício até hoje, Dia Nacional de Combate ao Fumo. Conseguiram.

A caminhada não foi fácil. Para driblar a abstinência, foi feito uso de adesivos liberadores de nicotina. Alguns chegaram tomar medicamentos. O tratamento foi feito sob a supervisão de especialistas do Ambulatório de Auxílio ao Tabagista do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

Das 16 pessoas que iniciaram o tratamento, dez continuaram freqüentando as sessões. Além dos quatro jornalistas apenas um outro paciente conseguiu abandonar o vício. Segundo a psicóloga Marcia Guazelli, que acompanha o grupo, a média é dois a três casos bem sucedidos a cada dez que não conseguem parar.

Longe do fumo, é preciso cuidado para não ter recaídas. “Há casos de pessoas que ficam anos sem fumar e quando dão uma tragadinha retomam o vício. Por isso, a dica é nunca dar a primeira tragada. Quando bater a vontade, lembre-se do sacrifício que está sendo parar de fumar”, alerta o pneumologista do Mário Covas, Adriano Guazelli.

Grupo - O tratamento no Ambulatório de Auxílio ao Tabagista do Hospital Mário Covas é gratuito. Para participar, é preciso agendar uma consulta em qualquer unidade básica de saúde da rede pública e pedir encaminhamento para o ambulatório do Mário Covas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;