Política Titulo
Ala majoritária do PT em S.Bernardo está dividida
Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
08/07/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


A tendência Campo Majoritário, maior ala dentro do PT, está rachada em dois grupos em São Bernardo, embora os dirigentes partidários aleguem que a intenção é ter candidatura única na eleição de setembro. Os dois blocos querem a presidência do diretório municipal da legenda. A gestão dessa candidatura centrada em apenas uma pessoa caminha para o lado difícil das negociações. Representantes dos dois grupos marcaram reuniões para este sábado, com apenas uma hora de diferença uma da outra.

A atual existência de dois candidatos do Campo Majoritário, que nesta sexta-feira já preside o diretório de São Bernardo, pode até mesmo ser considerado um avanço. Chegou a existir quatro candidatos: o atual presidente José Albino, o vereador Tião Mateus, a tesoureira Roseane Maria de Sena, a Zaninha – mulher do vereador José Ferreira –, e a deputada estadual Ana do Carmo.

A eleição que escolherá o novo presidente municipal do PT contará ainda com outros quatro candidatos. Pelos grupos de esquerda devem concorrer o vereador Wagner Lino e os ex-vereadores Aldo dos Santos e Melão Monteiro, além de Edwards Neves Neto.

O objetivo do Campo Majoritário é fazer uma fusão em torno do nome de Ana do Carmo, a ser consolidada neste sábado, em plenária a partir das 10h no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Essa decisão deverá contar com o apoio de Roseane de Sena e dos vereadores Tião Mateus, José Ferreira e Antônio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete.

Uma hora antes da plenária no sindicato, os apoiadores da reeleição de José Albino, também do Campo Majoritário, se reúnem na sede do diretório, com o objetivo, segundo o presidente, de "buscar a unidade". Apesar de isolada, a candidatura de Albino conta com a proximidade do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho. "Mantenho um bom relacionamento com a Ana do Carmo e tenho a certeza de que estaremos juntos na eleição", afirma Albino, sem no entanto dizer se a chapa será encabeçada por ele ou pela deputada.

José Albino já defendia o consenso, mas sempre relutou em dizer se poderia abrir mão da disputa em favor de outro nome. "Trabalho com uma candidatura à reeleição e foram os companheiros que se colocaram como candidatos", dizia Albino no início das inscrições das chapas. Com a concentração de apoios a Ana do Carmo, ele passou a dizer que está aberto a discutir "tudo o que for possível para uma chapa única".

Para os próprios petistas, a instabilidade política interna foi um dos motivos que resultou na derrota do partido nas eleições do ano passado, quando Vicentinho, candidato a prefeito, obteve apenas 22% dos votos. O próprio presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, admitiu a necessidade de mudanças no comando em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;