Setecidades Titulo Segurança
GCMs aumentam vigilância

Ações vão até o início de janeiro e visam segurança para compras de fim de ano; serão em média 170 guardas-civis distribuídos em seis cidades

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
07/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Até o fim deste mês, o policiamento no Grande ABC será reforçado nos centros comerciais da região. A conhecida Operação Papai Noel, que é motivada pelas compras de presentes para o fim de ano, vai colocar média de 170 guardas-civis a mais nas ruas.

Em Santo André, serão 20 agentes com viaturas durante a semana e, aos sábados e domingos, 40 guardas-civis em cada dia. A ação é realizada em conjunto com a Polícia Militar e vai até o Natal. O patrulhamento reforçado ocorre até as 20h. Porém, a partir do dia 15, o horário será estendido até as 22h. A ação acontece nos principais centros comerciais da cidade, como a Rua Oliveira Lima, os bairros Vila Luzita, Bonfim, Santa Terezinha, Vila Linda e Avenida Itamarati.

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo intensifica a vigilância com a presença de mais 30 agentes para o policiamento a pé e com bicicletas na Rua Marechal Deodoro, principal via comercial do município. A região central também tem ações com ronda motorizada por meio de carros e motos, que irão circular no entorno do Paço Municipal, na Avenida Prestes Maia e na Rua Jurubatuba.

O Rudge Ramos terá o acréscimo de dez guardas, e na Prainha e centro do Riacho Grande, sobretudo aos fins de semana, serão 26 a mais. As ações vão até o dia 2 de janeiro. “Nosso objetivo é inibir furtos e roubos, assim como outros delitos, para que as compras sejam realizadas com segurança”, disse o comandante da GCM, Cícero Silva.

O patrulhamento reforçado em Diadema vai até o dia 5 de janeiro. Serão 25 guardas-civis por dia que farão policiamento especializado no horário das 7h às 22h. A ação acontece nos comércios do Centro, Inamar, Eldorado, Casa Grande, Serraria, Conceição, Taboão, Campanário, Piraporinha, Canhema e Vila Nogueira.

Mauá vai contar com o apoio de 43 profissionais atuando até janeiro na região central da cidade. A Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires informou que intensificará a vigilância da GCM nas próximas semanas, porém, não forneceu números.

Em São Caetano, o monitoramento, que será feito pela PM (Polícia Militar), foi antecipado. “Começamos em novembro a intensificação do policiamento a pé nas áreas comerciais e de grande fluxo de pessoas. As viaturas de Força Tática e as equipes de moto passaram a fazer Operações Bloqueio e Visibilidade nas divisas”, disse o comandante da PM no município, capitão João Francisco Terron. Rio Grande da Serra não tem GCM.


Polícia Militar realiza Operação Natal Seguro no Grande ABC

Além do reforço da GCM (Guarda Civil Municipal), a PM (Polícia Militar) também vai aumentar o efetivo para garantir a segurança de compradores e comerciantes durante o fim do ano. A Operação Natal Seguro reforça o patrulhamento nos centros comerciais em dezembro.

De acordo com a comandante da PM no Grande ABC, coronel Claúdia Rigon, o policiamento é direcionado para os centros das sete cidades. “Vamos nos concentrar onde está intensificado o número de pessoas e o volume de dinheiro, que, nesta época do ano, é no comércio.”

A coronel recomenda também que as pessoas tenham cuidado com os pertences pessoais. “Os consumidores devem ficar atentos a bolsas e celulares por causa de furto. Porém, a população pode ficar tranquila porque a PM estará fazendo o trabalho dela para não dar oportunidade para os ladrões de ocasião.”

Os números de policiais que estão reforçando o patrulhamento não foram divulgados por questões estratégicas. Porém, estão incluídos os que participam da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), que somam 200.

A coronel destacou duas operações que serão feitas em Santo André e São Bernardo neste mês. “Elas terão apoio de policiais da Região Metropolitana e serão realizadas durante um dia inteiro. Além disso, vão atuar no reforço de diversas modalidades de policiamento, como o Choque, Trânsito e Grupamento Aéreo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;