Economia Titulo
GM altera programação e fará três paradas em São Caetano
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
09/07/2005 | 09:56
Compartilhar notícia


A General Motors decidiu nesta sexta-feira realizar três interrupções na produção em São Caetano para fazer as adequações na linha e iniciar a fabricação da nova versão do Vectra. As interrupções ocorrerão no mês que vem e deveriam ser somente duas, na programação inicial da GM.

Com a mudança, a montadora manterá a atual jornada da unidade, de 40 horas semanais, ao contrário do plano anterior, que previa redução para 38 horas. A alteração foi acertada nesta sexta entre representantes da GM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano (vinculado à Força Sindical), informou o presidente Aparecido Inácio da Silva, o Cidão. Ele disse que a idéia partiu da própria entidade. A GM não comentou o assunto.

Cidão explicou ainda que uma das paradas previstas, também chamadas de day off, ocorrerá em 1º de agosto. As outras duas interrupções ocorrerão em 26 e 29 de agosto, e não mais a partir do dia 19.

As adaptações serão feitas para iniciar a fabricação, em larga escala, da terceira geração do Vectra, que deverá estar disponível no mercado no último trimestre. A GM encerrou a montagem da versão anterior no último dia 24. A montadora injetou R$ 650 milhões no projeto.

Ao mesmo tempo, a montadora inicia na segunda-feira um novo PDV (Programa de Demissões Voluntárias) para o setor de ferramentaria em São Caetano. A meta é abranger 40 dos 620 funcionários da área. O término será na sexta-feira. Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, o programa acabou nesta sexta-feira.

Ford – A produção da Ford Caminhões cresceu 20,8%, de janeiro a maio, em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo 11.013 unidades. O volume de exportação aumentou 32% no período, para 2.635 unidades. O diretor de Operações da Ford Caminhões, Flavio Padovan, afirmou que a empresa teve de se adaptar à realidade de um câmbio desfavorável e não pretende desacelerar as exportações. "Nossa previsão é crescer de 5% a 10% neste ano", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;