Internacional Titulo Disputa
Japão: barcos chineses invadiram suas águas
Por
24/08/2011 | 01:19
Compartilhar notícia


O secretário do Gabinete de Governo do Japão, Yukio Edano, informou que dois barcos de pesca chineses entraram na manhã desta quarta-feira (horário de Tóquio) em águas próximas às disputadas ilhas Senkaku - arquipélago que o Japão considera como parte do seu território.

O Japão registrou um protesto formal na embaixada chinesa em Tóquio, disse Edano. Ele observou que esta foi a primeira vez em quase um ano que barcos chineses entraram em águas japonesas perto do canal insular no Mar do Leste da China - chamado Senkaku em japonês e Diaoyu em chinês, e reivindicado pelos dois países.

"O Japão reiterou que não há dúvida de que as ilhas Senkaku historicamente pertencem ao Japão", declarou Edano em uma entrevista coletiva de rotina.

Em setembro do ano passado, um barco de pesca chinês colidiu com um navio da guarda costeira japonesa no entorno da ilha. Funcionários japoneses disseram que o barco havia entrado ilegalmente em águas japonesas e confrontado agressivamente as autoridades policiais. A China disse que o Japão havia detido ilegalmente um cidadão chinês em seu território. O Japão mais tarde soltou o capitão do barco pesqueiro, sob intensa pressão da China. As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;