Internacional Titulo
Israel vai julgar anúncio do Hamas de suspender atentados
Por Das Agências
21/12/2001 | 10:34
Compartilhar notícia


Uma alta autoridade israelense afirmou esta sexta-feira que Israel julgará "na prática" o anúncio de uma suspensão dos atentados suicidas por parte do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). "Julgaremos na prática se esta decisão está sendo aplicada", declarou Yarden Yarden Vatikai, o porta-voz do ministro da Defesa, Binyamin Ben Eliezer.

Os israelenses acreditam que o anúncio feito pelo Hamas é uma “tática” para evitar a queda do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat. O governo de Israel pressiona o líder palestino a parar com a violência nos territórios palestinos ocupados.

Vatikai recordou que um dirigente do Hamas já havia dito esta quarta-feira que a organização "tomou uma decisão interna de cessar toda as operações-mártir", anunciou, em seguida, um porta-voz do Hamas.

Ele estimou que, globalmente, a autoridade palestina "continuava sem mobilizar esforços sérios para deter os atos terrorista". No entanto, reconheceu uma "relativa diminuição da violência" e a existência de "intervenções pontuais da polícia palestina" para impedir os ataques anti-israelenses.

O Hamas anunciou esta sexta-feira, em um comunicado, "a suspensão até nova ordem dos atentados suicidas no interior dos territórios palestinos ocupados desde 1948", ou seja, dentro das fronteiras do estado de Israel.

O Hamas indicou ter decidido também suspender os disparos de morteiro contra alvos israelenses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;