Cultura & Lazer Titulo 'Sin(f)tonia Buster Keaton'
Buster Keaton com música

Mestre do cinema mudo ganha mostra com trilha; a apresentação de curtas chega ao Sesc Santo André

Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
09/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ator e diretor Buster Keaton (1895- 1966) foi o principal rival artístico de Charles Chaplin. Talvez pudesse ter hoje um lugar de mais destaque na galeria hollywoodiana se seu último filme mudo, "O General" (1926), maior orçamento do cinema silencioso, não resultasse em um fracasso retumbante que acabou por relegá-lo ao ostracismo.

A mostra de curtas "Sin(f)tonia Buster Keaton", que chega hoje ao Sesc Santo André, é uma boa pedida para quem tem curiosidade sobre o gênero, principalmente porque, seguindo os moldes das antigas sessões, a trilha sonora de cada filminho será feita ao vivo.

A mostra foi idealizada pela Gargântua Produções que se dedica a mesclar cinema e música há 12 anos. A ideia é mostrar a grande qualidade do trabalho de Keaton. "Ele era tão genial quanto Chaplin. Tinha esse rosto de pedra, era um cômico que não ria, e seus filmes tinham muita qualidade", atesta o violonista Luis Carlos Pavan, um dos criadores da produtora.

É o Grupo Gargântua, formado por Pavan, Eduardo Contrera (percussão) e Elaine Giacomelli (piano) que abre hoje a programação da mostra, a partir das 20h. O trio se apresentará durante a exibição dos curtas "A Casa Mal Assombrada", "O Cabra" e "O Ninho do Amor". "Na verdade fazemos um acompanhamento musical, não é bem uma trilha sonora, porque temos a possibilidade do improviso", diz Pavan.

Alguns filmes mudos tinham trilha sonora própria. "Já vinham com a partitura na mesma lata do filme, para que os músicos da região onde era distribuído pudessem tocar as músicas; era muito raro poder bancar um compositor. Buster Keaton, por exemplo, não fazia isso", explica.

Naquela época, os músicos eram desafiados a compor na hora, à medida que viam as cenas. "E isso é o mais gostoso também para nós. Ensaiamos antes das apresentações, mas a cada sessão, é uma coisa diferente", diz Pavan.

A mostra segue amanhã, no mesmo horário. Eduardo Contrera, do Gargântua, volta a fazer o acompanhamento dos filmes de Keaton, agora formando duo com o também percussionista Armando Tibério. O compositor e percussionista Caíto Marcondes encerra o ciclo na sexta-feira, às 20h.

Sin(f)tonia Buster Keaton - De hoje a sexta, às 20h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 2 a R$ 4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;