Economia Titulo Abraciclo
Produção de motos apresenta crescimento de 22% em agosto
Do Diário do Grande ABC
06/09/2009 | 07:14
Compartilhar notícia


Balanço divulgado pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), aponta recuperação de produção de motocicletas durante o mês de agosto.

Segundo o levantamento, o setor produziu 154.714 unidades, contra 127.297 em julho - o que corresponde a um aumento de 22%. As vendas para concessionárias também tiveram expressiva alta, de 14%. Foram 140.702 unidades comercializadas ante 122.736 em julho.

"Já com relação às vendas no varejo, os números devem ser inferiores aos da indústria, porém superiores aos do mês de julho. As projeções já apontavam recuperação gradativa neste segundo semestre e os dados mostram que as previsões estavam corretas, com o mercado reagindo positivamente, embora o setor ainda acumule perda sensível", comenta Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo.

Cenário - A entidade trabalhou nos últimos meses em busca de soluções alternativas para reaquecer o mercado, como isenções em impostos e liberação de financiamentos públicos. As ações parecem começar a dar resultados.

O mercado, no entanto, ainda se recente de maior facilidade para financiamento de produtos.

"O financiamento para motofretistas, através da CEF (Caixa Econômica Federal), está liberado mas ainda não ocorreram efetivações de negócios. A isenção da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) segue até o fim deste mês e acreditamos que será uma grande oportunidade dos consumidores comprarem seus produtos a preços mais vantajosos. Estamos mais animados com relação aos próximos meses e devemos retomar o ritmo de crescimento daqui para a frente", completa o presidente da Abraciclo.

Apesar da alta com relação a julho, os dados ainda estão muito aquém dos apresentados em 2008, quando o segmento fechou o balanço de agosto com produção de 202.574 unidades e venda de 179.002 - sinalizando uma queda de 23% e 21%, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;