Palavra do Leitor Titulo
Um furacão chamado Obama

Após conquistar seu primeiro mandato na eleição de 2008 com campanha que mobilizou os Estados Unidos e o mundo com o lema de esperança...

Dgabc
17/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Um furacão chamado Obama

Após conquistar seu primeiro mandato na eleição de 2008 com campanha que mobilizou os Estados Unidos e o mundo com o lema de esperança e mudança, o presidente Barack Obama driblou a crise econômica, o furacão Sandy e conquistou a reeleição com o mesmo sentimento de esperança para o futuro dos Estados Unidos, mas com o lema de avançar, ir adiante. O voto hispânico, afro-americano, das mulheres e dos jovens voltou a ser decisivo, como há quatro anos, e consagrou a vitória do democrata Barack Obama após acirrada e histórica disputa com o republicano Mitt Romney.

O Partido Democrata, do presidente Obama, defende maior intervenção do governo para ajudar os mais pobres, enquanto os republicanos são mais conservadores, querem a diminuição do tamanho do governo, e seu principal alvo são os programas de assistência social. Vale lembrar que Romney era considerado, segundo pesquisas, melhor que Obama para gerir a economia do país.

Mas, na reta final, a excelente atuação de Obama após a passagem da tempestade Sandy, que deixou ao menos 112 mortos nos Estados Unidos, também pode ter sido fundamental para a sua reeleição. Claro que algumas coisas tiveram caráter eleitoral, mas o importante foi o ato de solidariedade ao parar a campanha e dar assistência decente, diferentemente de Bush durante a passagem do Katrina.

Outro ponto que merece destaque é que Obama governará novamente com o Congresso dividido. Os democratas conseguiram manter vantagem no Senado, mas os republicanos ficaram com o controle da Câmara dos Representantes (deputados federais). O primeiro mandato foi marcado pela crise e pela esperança. Obama ajudou a salvar a indústria automobilística, implementou seguro de saúde nacional e deu fôlego ao setor imobiliário, mas não conseguiu evitar que milhões de norte-americanos ficassem sem emprego.

Nos próximos quatro anos, os desafios de Obama são os mesmos: superar a crise, gerar empregos, dar novo impulso à maior economia do mundo. O presidente convocou os norte-americanos a participarem ativamente dessa recuperação. E o resultado das urnas mostra que esse apoio ele já conquistou. Em seu discurso da vitória, Barack Obama disse que o ‘melhor ainda está por vir' nos Estados Unidos. Então, só nos resta aguardar esse furacão de coisas boas, prometido pelo presidente norte-americano.

Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

Palavra do Leitor

Gramado - 1


As fotos neste Diário de Sérgio do Prado segurando planta dentro do gramado do Bruno Daniel são coisa deprimente (Esportes, dia 8). A foto com o mato crescendo em volta do gramado tudo bem, mas a que o diretor de futebol do Santo André está segurando é estranha. A grama está toda aparada! Por que aquela planta estaria dentro do campo. A verdade é que estão se agarrando em coisinhas para justificar o pedido de licença na FPF. Um crime contra uma das paixões do povo de Santo André. Infelizmente a Prefeitura não se dispôs a obrigar a diretoria do Poliesportivo do Jaçatuba a cumprir com a destinação correta do clube, que era dar estrutura ao time de futebol profissional. Quando a gente pensa que a coisa vai melhorar acontece uma dessas. Não imaginava que esse diretor fosse se prestar a uma coisa dessa!
Donizete Ap. de Souza, Ribeirão Pires

Gramado - 2

Com relação à reportagem deste Diário sobre o Estádio Bruno Daniel, o diretor de esporte reclama do gramado e diz ser mais ‘pasto do que um gramado'. Mas o time do Santo André, pelo que vem jogando, merece algo melhor? Time que foi rebaixado em tudo que disputou! Time medíocre, sem garra, sem amor à camisa. Tem de jogar num pasto mesmo!
Ariston Matos Oliveira, Santo André

Falácia

José Dirceu alega que reter passaporte é populismo do ministro Joaquim Barbosa. Populismo não é! É realidade, pois se o réu Dirceu e outros quiserem fazem como o médico Roger Abdelmassih, que fugiu depois de lhe concederem habeas corpus, e provavelmente com passaporte falso. Não podemos esquecer que alguns dos advogados do Mensalão também defenderam o tal médico! Sem comentários...
Tania Tavares, Capital

Indiferença

Li neste Diário que uma égua encontra-se abandonada desde sexta-feira em local ermo, após ser atropelada, por alguém, queremos crer, apesar do mundo em que vivemos, não maldoso (Setecidades, dia 6). O que me revolta é ver o animal agonizando e sem ajuda nenhuma. O próprio dono do bicho, segundo informações, tem recusado dar-lhe ajuda. Não podemos culpá-lo, pois o animal tem inteligência e ele não! Mas alguma coisa tem de ser feita! Quero parabenizar este Diário pela denúncia do fato. Fica aqui a esperança de que ela seja atendida, tratada e entregue a alguém com sensibilidade para cuidar dela. Daqui de onde estou (muito longe) dói ver a indiferença do ser ‘humano' ou dos andreenses, que tanto amo. Assim também são as pessoas, tratadas como lixo pelos nossos governos no sistema de Saúde. Triste, muito triste!
Carlos Sérgio Missão, Maringá (PR)

Ribeirão

Protesto quanto à iminente canalização, mesmo que em trechos, do Ribeirão dos Meninos e seu afluente Córrego Capuava, que teria início em julho. Chamo atenção do prefeito, vereadores e da comunidade, presentes na plenária do Orçamento Participativo, dia 8 de maio. Com a finalização das obras do Projeto Tietê, que captará e conduzirá todo o esgoto para estação de tratamento, poderíamos ver o ribeirão correr livre e limpo até onde é canalizado, detrás da empresa de ônibus ABC. Renaturalizar o pequeno trecho do famoso Ribeirão dos Meninos não seria tão caro, bastaria o poder público envolver aqueles que lhe tomaram as margens e, assim, sem demagogia, todos se enquadrariam num dos conceitos da sustentabilidade, que é a harmonia ambiental. A canalização aumentará em potencial as enchentes no Centro, e milhares sentirão o efeito negativo dessa obra. Peço análise e possível intervenção do Ministério Público.
José Lenes Sousa Santos, São Bernardo

Delação

O STF decidiu e o ex-sócio de Marcos Valério pegou 29 anos de detenção. Com certeza deve ter muita coisa para contar no sentido de amenizar sua pena. Esperaremos ansiosos pela delação premiada!
José Marques, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;