Política Titulo São Bernardo
Morando e secretário de Saúde doam sangue para estimular aumento nos estoques da região

Grande ABC possui bolsas a hospitais só para os próximos dez dias

da Redação
28/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e o secretário de Saúde da cidade, Geraldo Reple Sobrinho, doaram sangue ontem, como forma de estimular o aumento do estoque na região. No sábado, o Diário mostrou que os hemocentros do Grande ABC possuem bolsas para dez dias, enquanto o ideal era trabalhar com 20 dias.

“Eu sou doador há anos e reconheço o quanto esse ato pode ajudar a salvar a vida de uma pessoa. Se todas as pessoas fizessem a sua parte, não estaríamos com os estoques tão baixos. Uma simples doação, que dura apenas seis minutos, pode fazer a diferença. Faça esse gesto, a nossa cidade está precisando”, comentou Morando, que foi ao Hemocentro Regional da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), em São Bernardo.

Reple também alertou para conscientização neste momento crítico dos estoques do Grande ABC. “Uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas e precisamos incentivar a população a realizar esse ato, afinal doar sangue é semelhante a doar vida. Vamos convocar todos e juntos reabastecer os estoques

O Grande ABC conta com quatro postos de coleta – em São Bernardo (Hemocentro Regional), em Santo André (Hospital Estadual Mário Covas e Centro Hospitalar Municipal) e em São Caetano (Núcleo Regional de Hemoterapia). Esses locais são responsáveis pelo fornecimento de sangue para nove hospitais públicos da região.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, levar documento original com foto e pesar mais de 50 quilos. Também é necessário passar por avaliação médica para retirada de amostra para análise de sorologia e anemia. A coleta pode durar no máximo 50 minutos e a retirada é de 405 ml a 495 ml. As mulheres podem doar até três vezes ao ano e os homens em quatro oportunidades. Atualmente há restrição de doação de sangue por homens gays que mantiveram relações sexuais nos últimos 12 meses. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;