Política Titulo
Câmara prepara para arquivar CPI da Contex

Casa vê brecha em acordo com firma de tucano que impede incriminação da gestão Lauro

Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
25/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Após barrar a continuação de investigações sobre contratos do governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), com a firma fundo de quintal, a Câmara de Diadema caminha para arquivar outra CPI, a da Contex, que apura acordo com empresa cujo dono é filiado ao PSDB e ligado ao ex-vereador José Dourado (PSDB), assessor da gestão verde.

O Diário apurou que os integrantes da CPI veem brechas no contrato com a empresa Azyal Construções Civis Ltda (também conhecida como Contex), que isentariam o governo de irregularidades. Internamente, há entendimento de que o objeto do contrato – reforma de telhados de ginásios municipais – é genérico e, somado ao tempo dos serviços supostamente executados (o acordo foi celebrado em 2014), a produção de provas fica comprometida. A princípio, o foco das investigações era identificar se houve troca das coberturas, mas o acordo não trata explicitamente de troca.

O contrato, de R$ 148 mil, refere-se a reforma de telhados de quatro ginásios municipais: Rômulo Arantes, no bairro Casa Grande; Claudio Kano, no Promissão; Eduardo de Jesus, no Campanário; e Ayrton Senna, no Centro.

A firma é de Jerri de Souza, que é filiado a um dos principais partidos de apoio ao governo Lauro. Além disso, ele foi cabo eleitoral de Zé Dourado e sua mulher, Solange Oliveira Souza, foi assessora no gabinete do tucano.

No endereço cadastrado como sede da firma na Junta Comercial, no bairro Eldorado, não funciona nenhuma construtora, mas várias casas de aluguel – todas de propriedade de Jerri. O Diário revelou o caso no dia 13 de março.

As investigações apurariam se a firma é fantasma e se os serviços pelos quais recebeu foram executados.

O Ministério Público já investiga as denúncias, assim como também apura os convênios com a Mendonça e Silva, contratada para efetuar reformas em escolas municipais. O prazo da CPI da Contex se encerra em agosto, quando o relator, o oposicionista Orlando Vitoriano (PT), terá de formular relatório.

Nem o petista nem o presidente da CPI, Cicinho (PRB), foram encontrados para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;