Setecidades Titulo Mauá
Paço descumpre promessa e ônibus seguem sem wi-fi

Veículos do Expresso Mauá não oferecem
internet sem fio e tomadas para recarga de celular

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
15/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Uma semana após o início da circulação de três linhas expressas no sistema de transporte coletivo de Mauá, usuários relatam dificuldades em encontrar veículos que possuem rede de wi-fi gratuita, com tomadas para recarga de celular, conforme prometido pelo prefeito Atila Jacomussi (PSB).

Anunciada no início do mês pelo Paço como “um marco que vai ao encontro da proposta de modernização do sistema (de transporte coletivo da cidade)”, a implantação dos serviços seria feita em toda frota de 12 veículos que atendem ao projeto Expresso Mauá, no qual três linhas de ônibus expressas garantem ao passageiro mais velocidade no tempo de viagem. No entanto, parcela dos veículos permanece sem a oferta dos serviços.

Ontem, durante o período da tarde, a equipe do Diário percorreu o trajeto feito por dois veículos da Linha 040 (Guapituba/Vila Primavera/ Vila Mercedes), com placas GCY-1964 e GCZ-1618, e constatou que ambos os coletivos ainda não tinham à disposição tomadas para recarga de celular nem sinal de wi-fi aberto para os usuários.

“É a segunda vez que utilizo essa linha e nenhum ônibus tinha wi-fi. Nem tem aviso falando nada sobre”, diz a ajudante geral Miriam Gomes, 35 anos.

A manicure Adriana Nunes Silva, 36, que tem optado pela linha em razão da rapidez do serviço também sentiu a ausência do sinal. “Minha vizinha disse que seria um ônibus equipado, mas até agora só peguei os ônibus de sempre, tirando a cor diferente.”

O problema também foi constatado em veículo da Linha 080 (Centro/Zaíra), conforme relatos de passageiros. “Ontem (segunda-feira) mesmo testei, mas não tinha nada. Acho que eles devem estar implantando ainda”, afirma a vendedora Nicole Brito de Camargo, 26.

A Prefeitura de Mauá, que ontem, em um primeiro momento, chegou a afirmar em nota que “todos os ônibus da linha expressa estão equipados com wi-fi gratuito e tomadas para recarga de celular”, admitiu no fim da tarde, em segunda resposta, que a oferta dos serviços de fato “está em fase de implantação, então ainda pode apresentar instabilidade”. Porém, a administração não detalhou prazos para efetivar a promessa do governo.

 EXPRESSO MAUÁ

O Expresso Mauá – que promete reduzir o tempo de viagem em até 30 minutos, com operação de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h – tem sido solução mais ágil para passageiros do município. No primeiro momento, a cidade implantou três linhas expressas, mas a expectativa é a de que o número salte para dez.

Segundo balanço da Prefeitura, os ônibus expressos têm tido adesão alta de passageiros. Na Linha 080 (Centro/Zaira) a média de usuários é de 2.000 pessoas por dia. Já na Linha 021 (Sertãozinho/ Vila Assis/ Vila Carlina) a média sobe para 4.000 pessoas. Enquanto a Linha 040 ainda não possui índices, segundo o Paço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;