Memória Titulo
Migrantes brasileiros

Tito Costa veio jovem para estudar Direito em São Paulo. Tornou-se um jurista especializado em legislação eleitoral, de renome internacional

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


UM PAULISTA
Antonio Tito Costa
* Cidade: Torrinha
* Nascimento: 31-12-1922

Tito Costa veio jovem para estudar Direito em São Paulo. Tornou-se um jurista especializado em legislação eleitoral, de renome internacional. E há uma semana cumpriu uma promessa feita aqui em Memória: instalou, por conta própria, uma placa no início da Rua Jurubatuba, em São Bernardo, junto ao Monumento ao Moveleiro. Uma obra do seu governo, nos anos 1970 e 1980, que o ex-prefeito tratou de identificar novamente, porque vândalos desapareceram com a placa original de bronze.

UM MINEIRO
José Maria Neto
* Cidade: Lagoa Dourada
* Nascimento: 28-7-1953

Veio para São Paulo em 1953 e se criou em Santo André. Foi metalúrgico durante 30 anos. Exerceu o ofício de retificador-ferramenteiro. Durante 22 anos trabalhou na Polone, em Rio Grande da Serra. Ao se aposentar, estudou Teologia e foi ordenado diácono pelo bispo diocesano dom Nelson. Milita na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Planalto, em São Bernardo, depois de passar um ano e meio na Paróquia Cristo Operário, em Santo André.

DOIS NORDESTINOS
Adi Alves da Rocha.
* Cidade: Vitória da Conquista (BA)
* Nascimento: 25-5-1939

Manoel Gabriel da Silva
* Cidade: Alexandria (RN)
* Nascimento: 21-2-1958

Manoel veio para São Bernardo em 1978. O único dos 14 irmãos a trocar o trabalho de roceiro pela cidade grande. Seu primeiro emprego foi o de empacotador na Wheaton, uma fábrica de vidros em São Bernardo, e ali liderou a primeira greve da companhia, em 1986. Hoje é diretor de base do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. Foi ele quem nos indicou o conterrâneo mais velho, Adi, cuja história - fantástica! - será narrada amanhã aqui em Memória.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 27 de dezembro de 1978

MANCHETE - Suspeita de BHC na água traz alarme à população do ABC.

RIO GRANDE DA SERRA - Prefeito Aarão Edmundo Jardim Teixeira vai à Polícia e denuncia morador que tentou matá-lo.

POLÍTICA - O vereador Hamilcar Paranhos (Arena-São Bernardo) afirmou que o AI-5 deveria vigorar até o ano 2000. "Os atos de exceção deveriam continuar vigendo e sendo aplicados contra todos os autores de desmandos e corruptos", afirmou o parlamentar.

PRIMEIRO PLANO (Júlio Pinheiro) - Este realmente é o ano da indústria automobilística brasileira; além de produzir um milhão de unidades, as vendas vão muito bem, como confirmam as revendas.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". Os turbulentos anos 50. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). "Memória". Noel Rosa em série. A história do compositor carioca retirada de 18 programas produzidos na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, e apresentados por Almirante na década de 1950 - 2ª parte. Edição e montagem, Amauri Rodelli; assistente de produção, Débora Raposo; produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

ELDORADO AM (700). "Brasil de Todos os Tempos".
1) O Réveillon pelo Brasil. 2) Uma entrevista com Jerry Adriani, cuja voz se assemelha com a de Renato Russo, do Legião Urbana; 3) uma entrevista com Tom Zé, que tornou-se DJ aos 70 anos e agora, aos 72, lança um CD de Bossa Nova. Apresentação, Geraldo Nunes, produção, Valéria Rambaldi; mixagens, Anderson Wendell. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h, com reprises às 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 2h da madrugada. Na internet: territorioeldorado.com.br.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Roberto Carlos canta "Paz na Terra" (composição dele em parceria com Erasmo Carlos); Paul Mauriat interpreta "Love is blue" (de André Pop). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;