Economia Titulo Aposentados
Reajuste de aposentados segue sem definição
13/11/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


Terminou sem decisão do governo a reunião do colégio de líderes dos partidos da base aliada a respeito da concessão do reajuste real aos aposentados e pensionistas da Previdência Social que ganham mais de um salário-mínimo. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a avaliação dos líderes é que o tema dos ajustes das aposentadorias deve continuar em debate interno no governo. "Nossa prioridade neste momento será a votação dos projetos sobre a exploração do pré-sal", afirmou.

Segundo ele, a discussão dentro do governo a respeito da correção será em torno dos procedimentos que serão adotados em breve para a concessão do reajuste. O ministro não descartou a hipótese de o governo encaminhar ao Congresso medida provisória.

Padilha foi taxativo ao dizer que está definido o percentual de 2,5% de reajuste real (descontada a inflação) em 2010 para os aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário-mínimo. "O governo chegou ao seu limite, que é o limite do responsável e do sustentável ao longo dos anos", disse o ministro.

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), acrescentou que estima que nas próximas três semanas a Câmara concluirá as votações dos projetos relacionados ao pré-sal. Após este prazo, segundo ele, os líderes retomarão o tema. Fontana disse também que não se cogita a ampliação do percentual de aumento para 2010, embora admita que a Câmara sofrerá pressão forte de centrais sindicais e entidades de aposentados por reajuste maior.

"O governo tem muita preocupação com a situação dos aposentados, mas as palavras aqui são sensibilidade, em paralelo à responsabilidade com o impacto que o reajuste terá nas contas públicas", disse o líder.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;