Política Titulo Fachadas
São Caetano vai debater Cidade Limpa eleitoral
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
18/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


São Caetano deu mais um passo para concretizar mudança no formato de divulgação das candidaturas políticas durante as eleições no município. Em resposta ao requerimento do vereador Gersio Sartori (PTB) - do ano passado e assinado pela maioria dos parlamentares da legislatura anterior -, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) criará uma comissão "nos primeiros meses de 2009" para estudar "uma ampla reforma na política e legislação de comunicação em espaços públicos e fachadas de imóveis particulares".

A intenção é promover uma espécie de Cidade Limpa eleitoral. Sartori, atual presidente da Câmara, ressalta que a proibição de pinturas em muros e colocação de placas e faixas durante os pleitos deixa a cidade organizada, com menos poluição visual e equilibra a disputa pelos cargos eletivos.

"Cabe ressaltar que esta administração está em total concordância com o pensamento da maioria desta Casa", destaca um trecho do ofício enviado pelo chefe do Executivo ao Legislativo.

"Quem ganha com isso é a população", pontua o parlamentar petebista, defensor das divulgações de propostas e números dos candidatos apenas por panfletos e reuniões com a sociedade. Gersio Sartori frisou ainda que o prefeito Auricchio pretende promover encontro com os presidentes dos partidos políticos da cidade para delinear as possíveis mudanças.

O vereador Gilberto Costa (PP), que não assinou o requerimento de informação ao Executivo, observa que é necessária uma discussão mais ampla acerca do assunto. "Precisamos rever todos os tipos de divulgação, seja ela eleitoral ou de produtos", afirmou, criticando o que chamou de "panfletagem louca" dos trabalhadores que distribuem informativos de venda de imóveis nos semáforos do município aos fins de semana.

Há discussão jurídica acirrada de especialistas sobre a competência da Prefeitura reger leis sobre o direito eleitoral. O artigo 22 da Constituição Federal enfatiza que compete privativamente à União legislar acerca do assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;