Setecidades Titulo Meio Ambiente
Mauá inicia programa de embelezamento pelo Zaíra
Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
15/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Mauá lança hoje programa de embelezamento do município. A ação, chamada de Cidade Limpa, terá início pelo Jardim Zaíra. O cronograma do projeto prevê melhorar o paisagismo de todo o município. A administração municipal subdividiu o território da cidade em 12 setores que receberão o serviço.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana (PT), será realizado mutirão entre as secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde, SSU (Secretaria de Serviços Urbanos) e as concessionárias Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Foz do Brasil e Mauá-Luz, formado pelas empresas Citeluz e Consladel.

Serão realizados serviços de pintura das faixas de trânsito e pedestre, melhorias na sinalização, tapa-buraco, desratização, descontaminação de pontos de dengue, desentupimento de bueiros, conserto de redes de esgoto, varrição de ruas, podas de árvore, limpeza de boca de lobo e reacendimento de pontos apagados na rede de iluminação pública.

Além destas intervenções, a Prefeitura pretende realizar trabalho de conscientização junto à população. "Vamos buscar a responsabilidade do cidadão em participar com novo pensamento, de jogar lixo no local certo. A população precisa estar interada no cronograma e colaborar. A responsabilidade não é só do poder público, mas de todos os munícipes", comentou Santana.

A expectativa é de que o Jardim Zaíra seja a região com mais trabalho a ser feito. "Por ter dimensão e população grandes, além de geografia peculiar, é o bairro onde sentimos que há desafio maior. Por isso, começaremos por ali. A ideia é ficar dez dias úteis trabalhando no Zaíra. Essa é nossa meta máxima. Em outros bairros, pode ser que a quantidade de dias diminua. Depende da situação de cada região", afirmou o secretário.

"Já passou da hora de fazerem isso. A situação aqui está horrível, com as ruas cheias de lixo, muito rato e barata. Até cachorro morto já vi na beira do córrego", reclamou o comerciante Reinaldo Vicente, 39, que mora no bairro.

O secretário afirmou que esse projeto será o pontapé inicial para outras ações, como plano municipal de reciclagem, gestão de resíduos e reestruturação dos ecopontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;