Setecidades Titulo São Bernardo
Cãominhada mobiliza 1.200 pessoas
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O domingo ensolarado foi dia de cãominhada para cerca de 1.200 pessoas em São Bernardo. A atividade foi uma das atrações da terceira edição da Virada Inclusiva, evento coordenado pelo Governo Estadual para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje.

A quarta edição da cãominhada na cidade foi realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). Houve feira de adoção, na qual cinco cachorros e três gatos ganharam novo lar, orientação sobre prevenção de doenças, show com os cães da Alternativa's Dog Show, sorteio de brindes e distribuição de amostras grátis de produtos pet.

Conforme explica o psicólogo da Avape Klayton Giordani, a ideia de unir a cãominhada e pessoas com deficiência nasceu da experiência positiva observada na terapia com cães oferecida pela associação. "Além de contemplar a pessoa com deficiência, incentiva a prática de atividade física aliada aos benefícios do animal para o ser humano."

O sol forte não desanimou a pequena Geovana, 12 anos. A cadeirante ficou encantada com a diversidade de bichinhos que desfilavam pelo evento. "É importante mostrar a necessidade de políticas públicas para pessoas com deficiência. Só quem precisa sabe o quanto é difícil", afirma a funcionária pública Simone Degener, 47, madrinha da estudante.

A professora de ginástica Rosangela Turno, 38, levou seus cinco cães, sendo dois comprados e três encontrados na rua, para participar da festa. "Cachorro é tudo de bom. Para mim, eles são gente."

Hoje, a programação da virada continua, entre as 10h e 12h, com palestra sobre a importância da acessibilidade no transporte coletivo, no auditório da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no bairro Planalto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;