Fechar
Publicidade

Sábado, 28 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

EUA cancelam encontro com países do Golfo Pérsico



21/03/2014 | 00:03


A Casa Branca cancelou os planos de um encontro entre o presidente Barack Obama e monarcas do Golfo Pérsico em Riyadh, na Arábia Saudita, por causa de desentendimentos entre os aliados norte-americanos na região, segundo diplomatas informados sobre a decisão.

Os funcionários ressaltaram que o cancelamento do encontro com os líderes do Conselho de Cooperação do Golfo, que inclui Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Omã e Kuwait, evidencia a dificuldade de Washington para conter os desafios políticos no Oriente Médio. Mesmo assim, Obama se encontrará com o Rei Abdullah, da Arábia Saudita, na próxima semana.

Nos últimos anos os EUA intensificaram os trabalhos para unificar o Conselho de Cooperação do Golfo em torno de questões de economia e segurança, em particular em estratégias para encerrar a guerra civil na Síria e para conter o programa nuclear do Irã.

Mas, nesse mês, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein retiraram seus embaixadores do Qatar em protesto contra o apoio do país à Irmandade Muçulmana, uma organização islamita ativa na Síria, Líbia e Egito.

Após a recomendação de muitos desses países, os EUA concluíram que as tensões estão muito elevadas para conduzir um encontro com sucesso, disseram os funcionários. A Casa Branca não quis comentar o assunto. Fonte: Dow Jones Newswires.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;