Setecidades Titulo Habitação
Beneficiários aprovam unidades do Minha Casa, Minha Vida

Em pesquisa feita pelo governo federal, moradores deram nota 8,8 à moradia do programa

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
19/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, atribuíram nota média de 8,8 – em uma escala de zero a 10 – em relação à satisfação com a moradia adquirida por meio do programa. A avaliação é parte de pesquisa de campo realizada pelo Ministério das Cidades e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em uma amostra de 7.620 domicílios financiados pela ação no País.

Nas 132 unidades habitacionais entregues pelo programa no Grande ABC – conjunto Juquiá, na Vila Linda, em Santo André – para famílias com renda mensal de até R$ 1.600, os moradores dos imóveis também deram nota alta aos apartamentos do programa. A dona de casa Katia Cristina Bispo Igesca, 28 anos, avaliou a nova morada com nota 8. “A casa onde vivia era boa, mas aqui é bem melhor. A acomodação dá muito bem para todos e a localização é ótima, com comércio, mercado e escola perto.”

Problemas com adaptação fizeram a beneficiária não dar nota máxima ao imóvel. “Só sairia daqui para uma residência térrea, porque está sendo difícil me acostumar aqui no apartamento”, comentou a dona de casa, que viveu 14 anos à beira do Córrego Cassaquera, na Vila Homero Thon.

Já o aposentado Geronimo Rodrigues de Souza, 60, que viveu 13 anos com a família na mesma comunidade precária que Katia, deu nota 10 à moradia, onde vive desde março, quando foi entregue pela Caixa Econômica Federal – com atraso de quase um ano e meio. “Aqui é bem melhor que perto do córrego cheio de esgoto, que fedia demais e juntava muito rato. Não dá nem para comparar um lugar com o outro. Hoje moramos em imóvel bem localizado. Estamos muito felizes e queremos viver aqui por muito tempo.”

A mulher de Souza, Francisca Pinheiro de Souza, 65, chegou a desacreditar que teria uma nova morada. “Desde que cheguei na Vila Homero Thon, há 13 anos, ouvia falar que iriam nos tirar de lá. Nunca acreditei nisso, mas chegou a hora e a gente saiu”, afirmou a dona de casa.

Os apartamentos possuem área de 42 metros quadrados, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.

Os imóveis já foram entregues com piso e instalação elétrica, tendo os moradores apenas que arcar com a pintura interna de cada unidade. O condomínio possui espaço para lazer e sistema automático de iluminação nos corredores internos dos prédios. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;