Esportes Titulo 4 a 0
Verdão joga o suficiente e goleia o Figueirense por 4 a 0 em Londrina

Time alcança os 62 pontos e está a quatro vitórias do acesso à Série A do Brasileiro

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
09/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marcos Bezerra/AE


Não foi um primor de exibição. Aliás, longe disso. Mas quando foi ao ataque, balançou as redes. Assim, o Palmeiras venceu o Figueirense por 4 a 0, ontem à noite, no Estádio do Café, em Londrina (Paraná), e aproveitando o tropeço da vice-líder Chapecoense diante do América (empate por 1 a 1), tem nove pontos de vantagem e deu sequência à caminhada de volta rumo à Série A do Brasileiro.

Com dois gols de pênalti, um de cabeça que desviou em adversário e outro aproveitando bobeira da zaga, o Verdão alcançou os 62 pontos e pode conquistar o acesso em quatro rodadas, o que coincidiria com o duelo diante do São Caetano, dia 25, no Pacaembu. Aliás, nesta partida, os palmeirenses estreiam o terceiro uniforme, com a camisa amarela – homenagem à Seleção.

Voltando ao jogo de ontem, o Palmeiras atuou para o gasto. Nos cinco minutos iniciais, a equipe partiu para cima do Figueirense. Marcando de forma adiantada, pressionou e foi premiada. Leandro fez fila na zaga do Figueirense e foi derrubado na área por Rodrigo Souto. Alan Kardec cobrou e fez.

O gol, no entanto, fez mal para a equipe alviverde, que se acomodou. Os catarinenses, porém, não conseguiam aproveitar a apatia dos paulistas.

Forçando demais as jogadas pelo meio de campo, facilitava para os defensores palmeirenses. André Luiz, Marcelo Oliveira e, principalmente, Márcio Araújo, foram soberanos no setor, afastando o perigo.

Tanto que, até o intervalo, o jogo ficou concentrado na faixa central de campo. O anfitrião tentava utilizar da habilidade de Leandro, de volta ao time após cumprir suspensão no revés diante do ABC, em Natal, por 3 a 2. Mas o camisa 38 era acompanhado de perto pelos adversários, na maioria das vezes parado com falta.

Na segunda etapa, como na primeira, o Verdão voltou com tudo para cima do Figueira. E em lance semelhante ao que ocasionou o primeiro pênalti, aos três minutos, Ananias (que substituiu Leandro) invadiu a área, passou por um zagueiro, mas acabou derrubado pelo segundo. Mendieta cobrou e aumentou: 2 a 0.

Não demorou para o Palmeiras aumentar. Aos sete minutos, após boa jogada de Ananias pela faixa esquerda do campo, a bola foi alçada em direção da área. Alan Kardec subiu com liberdade, arrematou de cabeça e contou com desvio em Henrique Miranda que tirou o goleiro Volpi da jogada.

A partir dos 30 minutos, o Figueirense pressionou o adversário, na tentativa de diminuir o prejuízo. Aos 34, após jogada de Henrique Miranda, Pablo soltou a bomba por sobre o gol. No lance seguinte, o próprio atacante do Figueira arriscou de longe e parou em Fernando Prass.

Aos 38, porém, o Palmeiras matou o jogo. Após bela tabela com Juninho, Kardec rolou para Serginho definir: 4 a 0.

Kardec exalta bom ambiente alviverde

O atacante Alan Kardec poderia ter deixado o campo com três gols marcados e alcançado 13 gols no Campeonato Brasileiro da Série B – em terceiro no ranking de artilharia –, mas deixou o paraguaio Mendieta cobrar a segunda penalidade, sofrida por Ananias, e explicou o motivo após o apito final.

“Isso aqui é um grupo, não tem egoísmo. Claro que queria bater o pênalti, mas o Mendieta também queria bater. Ele falou que estava confiante e ele teve boa conclusão”, justificou Kardec.

Na sexta-feira, o Palmeiras joga mais uma vez em Londrina, desta vez contra o Guaratinguetá. O técnico Gilson Kleina não terá os meias Wesley, suspenso, e Valdivia, na seleção chilena, bem como o zagueiro Henrique e o volante Eguren, servindo as seleções brasileira e uruguaia. O atacante Leandro, que deixou o campo com dores no tornozelo, é dúvida. Por outro lado, o zagueiro Vilson volta de suspensão.

Ontem, o lateral-direito Luis Felipe foi sacado no vestiário, antes do jogo, e pode estar de saída do clube. O Verdão alegou motivos físicos para a ausência do atleta, mas problemas contratuais podem levar o jogador a seguir em breve para o Benfica, de Portugal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;