Setecidades Titulo Segurança
Prefeitos aprovam projeto de monitoramento das divisas do Grande ABC

Secretários estão autorizados a buscar recursos para custear implementação

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
13/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de quase cinco anos após o anúncio oficial, o projeto de videomonitoramento inteligente das divisas das sete cidades elaborado pelo GT (Grupo de Trabalho) de Segurança do Consórcio Intermunicipal está pronto para buscar recursos visando a implantação.

Ontem, os secretários responsáveis pelas Pastas apresentaram aos prefeitos a versão técnica final da proposta e estão autorizados a levar a ideia ao Ministério da Justiça e à Secretaria Estadual da Segurança Pública para angariar verba.

O GT de Segurança levantou que o custo do projeto, inicialmente orçado em R$ 24 milhões, caiu para R$ 17 milhões. O estudo feito pelos secretários apontou que a estrutura de fibra ótica e de câmeras já existentes poderá ser aproveitada. As imagens geradas através dessas câmeras seriam repassadas a uma central de monitoramento, que seria instalada no Centro de Formação de GCMs (Guardas-Civis Municipais) de São Bernardo, que também seria disponibilizado para as corporações das outras cidades.

Presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) disse que atualmente 115 pontos do Grande ABC contam com fiscalização eletrônica e 400 câmeras estão instaladas nas sete cidades. “Isso seria integrado ao projeto, para uso comum de todos.”

Prazos ainda não são estimados pelo prefeito, já que somente com a obtenção das verbas estadual e federal é que seria aberta a licitação para a contratação dos responsáveis por instalar e operar o sistema.

Em julho, o projeto de um portal de videomonitoramento das principais vias de acesso ao Grande ABC foi apresentado ao secretário estadual da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

No sistema que será usado, os equipamentos conseguem detectar, por meio da placa, se o veículo foi roubado ou furtado, além de outras irregularidades e infrações.

O modelo já é usado por algumas concessionárias de estradas em vias importantes do Estado, além de cidades do Interior, como Atibaia, a 67 quilômetros da Capital, onde os secretários da região visitaram para conhecer de perto o funcionamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;