Memória Titulo
O Carnaval em Marte do Primeiro de Maio

1961 – O Primeiro de Maio escolhe como tema do seu Carnaval uma imagem futurista ligada ao planeta Marte.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


1961 - O Primeiro de Maio escolhe como tema do seu Carnaval uma imagem futurista ligada ao planeta Marte. Um jovem artista plástico cuidou da decoração do salão, em plena Rua Coronel Oliveira Lima: Ary Saponara.

"Em matéria de animação, o Primeiro de Maio é o grande clube de Santo André. Foi o único que se preocupou com a decoração", escreveu Claudete Guidugli, futura Reinhart, na coluna Giro Social, que mantinha no semanário News Seller, antecessor do Diário (edição de 5/2/1961).

Claudete destacava o diretor social, Luiz Oswaldo Martins, e seus colaboradores: Alcides Rodrigues e Iuvando Marigonda.

1935 - O jornal O São Bernardo, editado na região, anunciava o Carnaval: "Momo está se aproximando, macacada! E com ele a hora de cair na farra, de queixo, e tratar de esquecer as tragédias desta vida. São apenas três dias dedicados à loucura máxima. É lícito, pois, que cada um ponha a vergonha de banda e trate de se divertir".

1979 - A vice-campeã dos desfiles de Santo André naquele ano, a Escola de Samba Acadêmicos Unidos de Vila Palmares, apresentou como enredo "Exaltação a Fernão Dias Paes Leme", composição de Luiz Gonzaga Alves, o Gonzaguinha, diretor da escola.

Almanaque

Oswaldo Giampietro

Nascimento: Birigui (SP), 18 de fevereiro de 1924.

Vereador: 1949 a 1951.

Partido: UDN.

Foi um dos líderes autonomistas de São Caetano e vereador também na sua cidade. Presidiu a Associação Comercial e Industrial local. Contador e comerciante. Mudou-se para São Caetano em 1935. Na juventude colaborou com artigos em jornais locais.

* FONTE: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 18 de fevereiro de 1979

Manchete - Forças chinesas atacam o Vietnã

Política - Os sete prefeitos do Grande ABC - Grillo, Tito, Raimundo, Michels, Rezende, Grecco e Aarão - são unânimes em defender a prorrogação dos seus mandatos em mais dois anos, o que de fato aconteceu.

Editorial - A hora e a vez do Terceiro Mundo

Futebol - Santo André, Aliança e Saad jogam no Interior, preparando-se para o Campeonato da Divisão Intermediária, previsto para começar em 18 de março.

Carnaval - Mocidade Fantástica de Vila Alice, escola de samba de Santo André, ganha um reforço de peso: Brajola, ex-diretor de bateria da Império do Samba de São Bernardo.

 EM 18 DE FEVEREIRO DE...

1889 - Roberto Cochrane Simonsen nasce no Rio de Janeiro. Industrial, historiador, político e um dos principais dirigentes da Cerâmica São Caetano.

1919 - Manoel José de Oliveira Catta Preta falece aos 81 anos. Foi vereador e primeiro juiz de Paz de Ribeirão Pires.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Peruíbe, no Litoral Sul, tornado município em 18 de fevereiro de 1959. Em 16 de fevereiro de 2002 foi inaugurado o Museu Arqueológico e Histórico de Peruíbe.

A história de Peruíbe é contemporânea à história da Vila de Santo André da Borda do Campo e está ligada à Capitania de São Vicente e aos nomes de Martin Afonso de Souza, do padre Leonardo Nunes e do Padre José de Anchieta.

SANTOS DO DIA

Bernardete Soubirous (França, 1844-1879), Cláudio, Flaviano, Heládio e Simeão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;